IPVA Piauí (PI) 2023: Consultar Valor, Calendário, Descontos e Isenção

O IPVA está entre os tributos que devem ser pagos pelos contribuintes todo início de ano. Com isso é importante estar por dentro de todas as informações sobre o IPVA 2023 do Piauí. Confira logo abaixo tudo sobre o IPVA 2023 PI.

Moradores do Rio podem quitar dívidas com o IPVA com até 90% de DESCONTO
IPVA Pará (PA) 2023: Consultar Valor, Calendário, Descontos e Isenção (Imagem: Montagem/FDR)

Como funciona o pagamento do IPVA?

Todos os proprietários de veículos devem pagar obrigatoriamente o IPVA no início do ano. O imposto é de responsabilidade do Detran que estabelece seu calendário de pagamentos, os valores e como os contribuintes podem pagá-lo.

É possível pagar o tributo tanto em cota única (à vista) ou parcelado. Geralmente é oferecido descontos especiais para quem opta pelo pagamento à vista.

Os estados organizam um calendário de pagamento para o IPVA 2023, que geralmente é organizado pelo número final da placa do veículo.

É válido destacar que este é um dos impostos mais importantes e que deve ser pago até o momento do licenciamento do veículo. O contribuinte que não pagar dentro das datas determinadas pelo Detran ficam sujeitas à multas e juros.

Como calcular o valor do IPVA PI

O valor do IPVA é calculado pelo valor do veículo na tabela FIPE com a aplicação da alíquota do imposto. Sendo assim, para ter uma base de quanto irá pagar é só pesquisar o valor do seu veículo na Tabela FIPE e multiplicá-lo pela alíquota relativa ao seu modelo. 

As alíquotas no estado são as seguintes:

Tipo de veículo Alíquota
Caminhões 1.5%
Ônibus e micro-ônibus 1.5%
Caminhonetes cabine simples (capacidade até 3 passageiros) 1.5%
Motocicletas, ciclomotores, motonetas, triciclos e quadriciclos 1.5%
Demais veículos, inclusive automóveis de passeio tipo flex 1.5%

Tabela de pagamento do IPVA PI

É através da tabela de pagamentos que os contribuintes ficam sabendo quando devem pagar o tributo. A tabela é organizada pelo Detran e mostra as datas de pagamento tanto para quem opta por pagar à vista ou parcelado. Os prazos são determinados de acordo com o final da placa do veículo.

Prazo Cota Desconto
31 de janeiro de 2023 Única 15%
28 de fevereiro de 2023 Única 10%
31 de março de 2023 Única 5%
31 de março de 2023 Parcelado sem desconto
28 de abril de 2023 Parcelado sem desconto
31 de maio de 2023 Parcelado sem desconto

Como consultar débitos e gerar boleto do IPVA PI pelo Detran?

Os contribuintes do estado podem consultar o IPVA através do site do Detran-PI. Também é possível  emitir os boletos de pagamento do imposto. Siga o passo a passo:

  • Entre no site do Detran
  • Vá em guia de pagamento do IPVA
  • Insira os dados que serão solicitados
  • Envie

Como realizar o pagamento do IPVA PI

Os contribuintes podem optar por pagar o tributo de forma parcelada ou à vista. Quem optar pelo pagamento à vista recebe um desconto de até 15%. Mas também é possível pagar o IPVA no estado em até 3 vezes. 

O desconto de 15% é dado para quem paga o IPVA à vista até o dia 31 de janeiro. Quem pagar até 28 de fevereiro recebe 10% e por fim, é dado desconto de 5% para quem pagar até 5 de março

É importante destacar que os boletos do IPVA não serão enviados pelos Correios. Para emiti-los é preciso entrar no site da Sefaz.

Já o pagamento pode ser efetuado nos bancos e canais de atendimento da rede credenciada: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, correspondentes do BB, Banco Popular.

Quem tem direito a isenção do IPVA PI

Ficam isentos do pagamento do IPVA no Piauí:

I – veículos do Corpo Diplomático acreditado junto ao Governo brasileiro; 

II – tratores; 

III – máquinas de uso exclusivo na atividade agrícola, hortícola ou florestal

IV – veículos do tipo ambulância e os de uso no combate a incêndio, desde que não haja cobrança por esses serviços, em quaisquer hipóteses

V – embarcação pertencente a pescador profissional, pessoa física, utilizada na atividade pesqueira artesanal, ou de subsistência, comprovada por entidade representativa da classe

VI – veículo pertencente a profissional autônomo, registrado ou licenciado na categoria aluguel, para ser utilizado: a) no transporte de cargas; b) como táxi, no transporte de passageiros; c) como moto taxi, no caso de motocicletas, no transporte de passageiros. (Redação dada à alínea pela Lei nº 5.723, de 26.12.2007, DOE PI de 27.12.2007) 

VII – veículos de fabricação nacional especialmente adaptados para deficientes físicos, limitado o benefício a um veículo por beneficiário; 

IX – embarcações de empresas concessionárias, permissionárias ou autorizatárias de serviço público de transporte coletivo, quando empregados, exclusivamente no transporte urbano e metropolitano; (Redação dada ao inciso pela 5.114, de 29.12.1999, DOE PI de 29.12.1999) 

X – veículos com capacidade volumétrica de motor inferior a 50 cm3 (cinquenta centímetros cúbicos); 

XI – veículos de propriedade ou posse de turistas estrangeiros, portadores de “Certificados Internacionais de Circular e Conduzir”, pelo prazo estabelecido nesses certificados, mas nunca superior a 1 (um) ano, desde que o país de origem adote tratamento recíproco com os veículos do Brasil; 

XII – veículos de uso terrestre com mais de 15 (quinze) anos de fabricação.

Com obter descontos no valor do IPVA PI

Quem optar pelo pagamento à vista recebe um desconto de até 15%. Mas também é possível pagar o IPVA no estado em até 3 vezes. 

O desconto de 15% é dado para quem paga o IPVA à vista até o dia 31 de janeiro. Quem pagar até 28 de fevereiro recebe 10% e por fim, é dado desconto de 5% para quem pagar até 5 de março

Não paguei o IPVA, e agora? Saiba como pagar IPVA em atraso

O contribuinte pode fazer a consulta de seus débitos em abertos através do portal do Detran PI.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.