O IPVA está entre os tributos que devem ser pagos pelos contribuintes todo início de ano. Com isso é importante estar por dentro de todas as informações sobre o IPVA 2023 do Paraná. Confira logo abaixo tudo sobre o IPVA 2023 PR.
Como funciona o pagamento do IPVA?
Todos os proprietários de veículos devem pagar obrigatoriamente o IPVA no início do ano. O imposto é de responsabilidade do Detran que estabelece seu calendário de pagamentos, os valores e como os contribuintes podem pagá-lo.
É possível pagar o tributo tanto em cota única (à vista) ou parcelado. Geralmente é oferecido descontos especiais para quem opta pelo pagamento à vista.
Os estados organizam um calendário de pagamento para o IPVA 2023, que geralmente é organizado pelo número final da placa do veículo.
É válido destacar que este é um dos impostos mais importantes e que deve ser pago até o momento do licenciamento do veículo. O contribuinte que não pagar dentro das datas determinadas pelo Detran ficam sujeitas à multas e juros.
Como calcular o valor do IPVA PR 2023
O valor do IPVA no Paraná é definido com base no valor venal do veículo e na alíquota correspondente à categoria em que ele se encaixa. Confira as alíquotas:
- 1% – Ônibus, micro-ônibus, caminhões, pertencentes a locadoras, veículos com combustível GNV, categoria aluguel ou espécie carga;
- 3,5% – Demais veículos
Tabela de pagamentos do IPVA PR
FINAL DE PLACA – pagamento à vista
- 1 e 2 – 19/01/2023
- 3 e 4 – 20/01/2023
- 5 e 6 – 23/01/2023
- 7 e 8 – 24/01/2023
- 9 e 0 – 25/01/2023
FINAL DE PLACA – cinco parcelas
- 1 e 2 – 19/01, 16/02, 20/03, 17/04, 18/05
- 3 e 4 – 20/01, 17/02, 21/03, 18/04, 19/05
- 5 e 6 – 23/01, 22/02, 22/03, 19/04, 22/05
- 7 e 8 – 24/01, 23/02, 23/03, 20/04, 23/05
- 9 e 0 – 25/01, 24/02, 24/03, 24/04, 24/05
Como consultar débitos e gerar boleto do IPVA PR pelo Detran e/ou Sefaz?
Os contribuintes conseguem consultar os valores do IPVA através do site do Detran ou da Sefaz (Secretaria da fazenda do Estado do Paraná).
Através da Sefaz, é possível fazer a emissão do boleto de pagamento do IPVA segundo estes passos:
- Entre no site da Sefaz PR
- Vá em IPVA;
- Clique em consultas;
- Consultar débito do veículo;
- Insira as informações pedidas e envie
Como realizar o pagamento do IPVA PR?
O contribuinte pode optar por pagar o imposto parcelado em até doze vezes ou à vista. Para pagar é preciso emitir o boleto.
Quem tem direito a isenção do IPVA PR
No estado, é concedida a isenção do tributo para pessoas com deficiência, Síndrome de Down e Autista.
Também é concedida a isenção para diversos tipos de veículos, entre eles:
- Modelos onde a razão da legislação os proíbem em trafegar em vias públicas
- De propriedade de missões diplomáticas, repartições consulares e representações de organismos internacionais, que constam caráter permanente, e de propriedade dos respectivos funcionários estrangeiros indicados pelo Ministério de relações Exteriores.
- Utilizados no transporte público de passageiros na categoria aluguel, do tipo táxi, de propriedade de motorista profissional, pessoa física, ou cuja posse seja decorrente de contrato de arrendamento mercantil, e por ele utilizado em sua atividade profissional.
- Tipo ônibus, exclusivamente empregados em linha de transporte urbano, suburbano ou metropolitano de pessoas, cedida por concessão ou permissão pública.
- De propriedade, ou cuja posse seja decorrente de contrato de arrendamento mercantil, de pessoa portadoras de deficiência física, visual, mental severa ou profunda, de Síndrome de Down, ou autistas, equipados com motores de potência não superior a 155 cv, limitado a um veículo por beneficiário.
- Destinados, exclusivamente, ao transporte escolar, cuja propriedade ou posse decorrente de contrato de arrendamento mercantil seja de pessoa física ou Prefeitura Municipal. Apreendidos pelo DETRAN/PR, que venham a ser leiloados pelo próprio órgão.
- Com mais de 20 anos de fabricação.
Com obter descontos no valor do IPVA PR
No estado, os contribuintes podem obter descontos no IPVA através do programa Nota Paraná.
Segundo o governo do estado, os contribuintes que desejarem utilizar os créditos do Nota Paraná devem ser os donos do veículo informado. Sendo assim, não é possível utilizar os créditos para veículos de terceiros.
Como o sistema é interligado com o Detran/PR, o contribuinte não precisa informar o número da placa ou do Renavam.
Para o IPVA 2023, o prazo para transferir os créditos terminou.
Não paguei o IPVA, e agora? Saiba como pagar IPVA em atraso
Aqueles contribuintes que ainda não pagaram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores deste ano podem parcelar o débito em até 12 vezes através do cartão de crédito.
É possível regularizar o pagamento através das empresas credenciadas que operacionalizam os pagamentos. A quitação do imposto é requisito obrigatório para emitir o certificado do veículo pelo Detran/PR.