O Cadastro Único (Cadúnico 2022) visa identificar famílias que estão em um estado de vulnerabilidade social. Com esses dados, os programas sociais do governo federal e os programas estaduais e municipais cobrem as famílias.
O CadÚnico 2022 é conduzido pelo município por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Essas informações são usadas para fornecer políticas de proteção social para famílias pobres e extremamente pobres.
De maneira geral, O Cadastro Único é uma ferramenta do programa social do governo federal para coletar, identificar e descrever as características das famílias de baixa renda, a fim de melhor compreender a realidade socioeconômica.
Dessa forma, são incluídas no programa de transferência de renda. O cadastro contém informações como características residenciais, identidade de cada pessoa do núcleo familiar, escolaridade, situação profissional e renda.
- Água para todos;
- Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
- Auxílio Brasil;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Bolsa estiagem;
- Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental;
- Carta Social;
- Carteira do Idoso;
- Casa Verde e Amarela;
- Crédito Instalação;
- Isenção de taxas em Concursos Públicos;
- Passe Livre para pessoas com deficiência;
- Pro Jovem Adolescente;
- Programa Brasil Alfabetizado;
- Programa Brasil Carinhoso;
- Programa de Cisternas;
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI;
- Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais (Fomento);
- Programa Nacional de Crédito Fundiário;
- Programa Nacional de Reforma Agrária;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Telefone Popular.
Quem pode realizar inscrição no CadÚnico 2022?
- Possuir uma renda mensal per capita de até meio salário mínimo (R$ 550);
- Possuir uma renda mensal familiar total de até três salários mínimos (R$ 3.300);
- Famílias que recebem acima destes valores, mas que sejam público alvo de programas, benefícios e serviços específicos;
- Pessoas que moram sozinhas;
- Pessoas que vivem em situação de rua.
Agendamento CRAS/CREAS
Cada região possui uma plataforma específica que disponibiliza o agendamento no CRAS ou no CREAS. Dessa maneira, o cidadão deve buscar no site da Prefeitura o link para o sistema.
Para exemplificar como é feito o agendamento temos abaixo o passo a passo da plataforma disponível pelo Distrito Federal:
- Acesse o site Agendamento CRAS/CREAS;
- Em “Está buscando o CRAS para”, selecione “Atendimento para o Cadastro Único”;
- Selecione o tipo de unidade “CRAS/CREAS”;
- Informe o número do CPF, nome, nome social, nome da mãe, telefone, celular, e-mail, endereço, complemento, região administrativa e bairro;
- Informe se há gestante vivendo com a família e enquadre a sua família em uma das situações apresentadas;
- Por fim, clique em “Registrar demanda”.
Documentos obrigatórios para a inscrição no CadÚnico 2022
- CPF do responsável pela família (esse deve ter mais de 16 anos e é recomendado que seja do sexo feminino);
- Título de Eleitor do responsável pela família;
- Para os demais membros da família é necessário apresentar: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e Comprovante de residência (conta de energia ou de água dos últimos 3 meses).
Atenção: Após o cadastramento da família, é importante manter os dados sempre atualizados.
As famílias indígenas ou quilombolas devem apresentar qualquer um desses documentos.
Além disso, é fundamental para esses grupos a apresentação da Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
No cadastro o agente do CRAS ou do CREAS irá realizar algumas perguntas sobre renda familiar para preencher o formulário de dados. É importante atualizar os dados em qualquer mudança, como: nascimento, divórcio ou óbito.
Por esse motivo, é recomendado atualizar as informações todos os anos ou, no máximo, antes de completar dois anos.
A atualização deve ser feita no mês de cadastro. Durante a pandemia, devido ao distanciamento social obrigatório, a atualização dos dados pôde ser feita pelo telefone 0800 726 0207.
Consultar o Cadastro Único pelo site e aplicativo ‘Meu CadÚnico’
O Ministério da Cidadania disponibilizou o site e aplicativo Meu CadÚnico. Nessa plataforma é possível consulta o cadastro e verificar se há alguma pendência. Para acessar basta informar o nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado (UF) e município.
O aplicativo MeuCadÚnico está disponível para download nas plataformas Google Play e App Store. Esse app é gratuito e com ele é possível consultar o Número de Identificação Social (NIS), informações sobre a família e emitir um comprovante de cadastramento.
Essa plataforma funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h durante os finais de semana e feriados.
Como fazer a atualização do Cadastro Único?
Se precisar atualizar o Cadastro Único, o responsável pela família precisa ir pessoalmente ao CRAS com todos os documentos necessários. Em alguns municípios, o atendimento é feito sob agendamento.
A atualização do CadÚnico demora um até 45 dias para que o nome ou a atualização tenha a entrada no sistema do banco de dados.
O telefone 0800 707 2003 é indicado para saber se você já tem o benefício liberado, após realizar a atualização cadastral.