Segurados do INSS devem ficar atentos as mensalidades de seus empréstimos. Entre os serviços ofertados por intermédio da previdência social está a linha de crédito por consignado. Trata-se de um valor, ofertado pelos bancos, que passa a ser descontado mensalmente dos salários dos aposentados. Abaixo, saiba o que fazer em caso de cobranças indevidas.
O empréstimo consignado do INSS é uma ótima opção para o segurado que estão passando por dificuldade financeira. Nesse momento de crise do novo coronavírus, o número de solicitações vem crescendo consideravelmente, tendo em vista suas atrativas taxas de juros.
No entanto, apesar de parecer um serviço positivo, o cidadão deve ficar atento às possíveis violações de seus contratos. Para quem acaba de encerrar uma contratação, por exemplo, havendo cobranças extras indevidas ou mensalidades repetidas é possível recorrer ao INSS para a suspensão do pagamento.
O que fazer em descontos de consignado sem autorização?
A principal regra de concessão do INSS é que o valor a ser pago pelo contratante é descontado diretamente do salário ofertado pelo INSS. Isso implica dizer que o cidadão não precisa fazer depósitos para a previdência, tendo em vista que ela é quem fica responsável por reduzir o valor de sua renda mensal.
Havendo um desconto não autorizado ou maior do que o acordado em contrato com o INSS o sujeito deve entrar em contato com o Banco Central imediatamente, através do telefone 145. Outra opção ainda é informar ao INSS por meio do 135, para que o órgão revise o desconto.
Normalmente o prazo para revisão é de até 10 dias, sendo necessária a suspensão da cobrança e restituição do valor. O Procon reforça ainda que caso a empresa contratada se recuse a revisar o processo, o cidadão deve acionar a justiça sob o acompanhamento de um advogado especializado.
É válido ressaltar que no contrato do consignado precisa constar todos os valores mensais descontados, incluindo possíveis taxas de serviços, juros, entre outras cobranças. Qualquer valor que venha a ser reduzido e não esteja registrado, concede ao contratante o direito de restituição.
Para mais informações sobre o consignado e demais serviços pelo INSS acompanhe nossa página previdenciária exclusiva.