Por que o 13° salário do INSS depende da aprovação do governo até quinta-feira (15)?

Definição sobre a antecipação do 13º salário do INSS deve sair ainda nesta semana. De acordo com o cronograma público, o governo federal tem até esta quinta-feira (15) para definir o andamento de sua folha orçamentária para 2021. A depender do cenário aprovado, a previdência social poderá adiantar o abono natalino dos aposentados e pensionistas.

Por que o 13° salário do INSS depende da aprovação do governo até quinta-feira (15)? (Imagem: FDR)
Por que o 13° salário do INSS depende da aprovação do governo até quinta-feira (15)? (Imagem: FDR)

O 13º salário do INSS é um direito garantido pela previdência social federal. Anualmente os segurados recebem uma quantia extra, tradicionalmente ofertada no mês de dezembro. No entanto, com a pandemia do novo coronavírus foi elaborado um projeto de antecipação desse benefício.

Sobre a antecipação do 13º do INSS

A ideia é que em maio os segurados do INSS recebam 50% do abono de natal, seguindo o cronograma oficial já anunciado pelo órgão. A quantia restante passaria a ser depositada em junho, também dentro das datas já divulgadas:

Calendário de antecipação da primeira rodada do 13° salário do INSS

Final Maio Junho
1 25/mai 24/jun
2 26/mai 25/jun
3 27/mai 28/jun
4 28/mai 29/jun
5 31/mai 30/jun
6 01/jun 01/jul
7 02/jun 02/jul
8 04/jun 05/jul
9 07/jun 06/jul
0 08/jun 07/jul

Benefícios com valor acima de um salário mínimo

Final Maio Junho
1 e 6 01/jun 01/jul
2 e 7 02/jun 02/jul
3 e 8 04/jun 05/jul
4 e 9 07/jun 06/jul
5 e 0 08/jun 07/jul

O que falta para a decisão do governo?

Apesar dos cronogramas acima já terem sido anunciados, é preciso ainda definir o custo do adiantamento para a equipe federal. Mesmo sendo um benefício já previsto da folha orçamentária da União, sua antecipação ao mesmo tempo em que são liberados demais benefícios como o auxílio emergencial pode gerar um buraco fiscal ao longo do segundo semestre.

Desse modo, o governo precisa definir sua renda ao longo dos próximos meses para que a antecipação não traga novos prejuízos. A previsão é de que a LDO seja enfim encerrada nesta quinta-feira (15), o que significa uma certeza quanto a concessão ou não do benefício.

Quem terá direito ao abono de natal?

Além dos aposentados, o benefício é também ofertado para quem recebe:

  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-reclusão;
  • Salário-maternidade.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.