Na última terça-feira (13), o Departamento de Trânsito do Estado do Espírito Santo (Detran-ES) divulgou a lista dos 3 mil aprovados na CNH Social. Essa lista é dos candidatos selecionados para a 1ª fase do programa.
De acordo com o Detran-ES o processo seletivo contou com 59.064 inscrições. Com a CNH Social é possível tirar a primeira habitação ou fazer a mudança de categoria de forma totalmente gratuita.
Para a emissão da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é disponibilizado a categoria A (moto) e B (carro). Além disso, os condutores que já possuem CNH puderam participar da seleção para mudar de categoria.
Dessa maneira, esses puderam concorrer a uma vaga para a mudança de categoria para a D ou E. Além disso, o programa CNH Social do ES dispõe da possibilidade de adicionar a categoria A e B para os motoristas já habilitados.
A CNH Social do Espírito Santo é um programa voltado para os moradores do Estado que estão em situação de vulnerabilidade social. Com isso, tem como objetivo ajudar na capacitação e ingresso no mercado de trabalho.
Sendo assim, faz parte das políticas públicas adotadas pelo Estado para combater a desigualdade social. Além disso, contribui para o desenvolvimento da região, sendo benéfico para todos os envolvidos.
As inscrições para o programa começaram no dia 29 de março e terminaram no dia 7 de abril. Sendo assim, os interessados tiveram 10 dias para realizar a inscrição no site do Detran ES. A lista dos aprovados também pode ser consultada no site do Departamento de Trânsito do ES na aba “CNH Social”.
Os aprovados têm 15 dias para fazer a matrícula no site do Detran-ES. Para isso, basta acessar a página, selecionar a área do programa e clicar em “Matrícula on-line”. Você será direcionado para uma nova página, na qual deverá informar os dados pedidos.
Sendo assim, será necessário informar o número do CPF, o Número de Identificação Social (NIS), o nome completo e a data de nascimento. Nas recomendações do site é pedido que ao preencher o nome não coloque acentuação.
Quem não realizar a matrícula será desclassificado. Sendo assim, a vaga será repassada para outro candidato da lista de espera. No dia 1º de junho o Detran-ES divulgará a lista de suplentes. Essa chamada será para preencher as vagas remanescentes.