Inscrições para CNH Social da Paraíba com 5 MIL vagas abertas em 2021

No último sábado (10), o Governo da Paraíba publicou o edital para a CNH Social. São 5 mil vagas e as inscrições começarão na próxima quinta-feira (15). O intuito é conceder essa oportunidade as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Inscrições para CNH Social da Paraíba com 5 MIL vagas abertas em 2021
Inscrições para CNH Social da Paraíba com 5 MIL vagas abertas em 2021 (Imagem: Andre Borges/Agência Brasília)

A CNH Social da Paraíba está ofertando a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC), adição da categoria A ou B no documento ou mudança para as categorias C, D ou E.

Outra opção disponível no edital é a renovação da CNH vencida. As inscrições para a CNH Social da Paraíba começará no dia 15 e poderá ser feita por meio do site do Programa Habilitação Social.

Quem desejar concorrer a uma das 5 mil vagas deve atender aos requisitos exigidos pelo Programa. Sendo assim, é preciso ter mais de 18 anos, ser alfabetizado, comprovar a moradia no Estado da Paraíba e não estar respondendo nenhum processo que impeça a aquisição do documento.

A CNH Social da Paraíba oferecerá aos aprovados dispensa do pagamento das taxas relativas aos:

  • Exames de aptidão física e mental;
  • Adição ou mudança de categoria;
  • Licença para aprendizado de direção;
  • Permissão para dirigir A ou B;
  • Realização dos cursos teórico-técnicos;
  • Prática de direção veicular.

O objetivo do programa é contribuir para o desenvolvimento social, por meio da inclusão no mercado de trabalho. Dessa maneira, o foco são as pessoas em situação de vulnerabilidade social do Estado da Paraíba.

Requisitos CNH Social da Paraíba

  • Metade das vagas será destinada aos paraibanos inscritos no Cadastro Único;
  • 15% das vagas serão direcionadas para as pessoas com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Porém, esse grupo também precisa comprovar estar desempregado e nunca haver tido experiência formal;
  • 20% das vagas para estudantes matriculados na rede pública de ensino nos programas Pró-Jovem e Brasil Alfabetizado;
  • 10% para os cidadãos egressos e liberados do sistema penitenciário, bem como aqueles que tenham cumprido medida sócio-educativa de internação;
  • Por fim, 5% do total das vagas para os Beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), inclusive os pequenos agricultores, assim como beneficiários de outros programas sociais.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.