Auxílio doença online: Veja quais documentos reunir no pedido pelo Meu INSS

Governo Federal volta a permitir a concessão do auxílio doença sem a perícia médica. Na última semana, o INSS informou que estará pagando o benefício para os segurados que não conseguirem agendar as avaliações de saúde pelo próprio órgão. Isso implica dizer que a solicitação passará a ser feita inteiramente online sob apresentação de documentos específicos.

Auxílio doença online: Veja quais documentos reunir no pedido pelo Meu INSS (Imagem: Google)
Auxílio doença online: Veja quais documentos reunir no pedido pelo Meu INSS (Imagem: Google)

Diante da permanência do novo coronavírus em parte significativa do país, o INSS novamente reformula seus serviços. De abril em diante, a concessão do auxílio doença deverá ser feita toda pela internet. Isso porque, as atividades de perícia com os médicos vinculados ao órgão foram suspensas.

“Uma nova estratégia para os locais em que o serviço da Perícia Médica Federal está suspenso ou com sua capacidade reduzida, bem como para a diminuição no tempo de concessão do benefício nas regiões em que o período de agendamento do serviço está elevado”, explicou o INSS ao liberar o decreto.

Como solicitar o auxílio doença pela internet?

O primeiro passo é se conectar ao Meu INSS. Basta selecionar “Agendamentos/ Requerimentos” e escolher auxílio doença. Em seguida, preencher o formulário online que lhe será apresentado. É importante ficar atento, pois há uma série de documentos que obrigatoriamente deverão ser enviados.

Além dos dados de identificação pessoal, o sujeito precisará anexar um laudo médico feito por um profissional de sua escolha, de rede pública ou particular.

No documento é preciso constar o tipo de enfermidade e período total do afastamento. A data deve ser revisada, pois em caso retroativo o INSS não concederá o pagamento.

“O retorno dessa possibilidade de requerimento on-line do benefício por incapacidade já estava sendo esperado, considerando o momento atual, no qual as agências estão fechadas ou com atendimento precário em razão da pandemia”, diz Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

Lista completa da documentação para o auxílio doença:

  • Documento de identificação original com foto (RG) e CPF;
  • Carteira de trabalho;
  • Comprovante de residência recente;
  • Laudos e receitas médicas, exames;
  • Comprovante do agendamento da perícia;
  • Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT), em caso de acidente de trabalho ou doença ocupacional;
  • Declaração do último dia trabalhado assinada pelo empregador, em caso de trabalhador de empresa;
  • Segurados em condição especial, como trabalhador rural, lavrador ou pescador precisam apresentar documentos que comprovem esta situação.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.