Prova de vida do INSS: Tutorial para usar versão online do processo pelo Meu INSS

A prova de vida é uma determinação obrigatória para aqueles que recebem o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por meio da conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético. Essa prova deve ser feita todos os anos para comprovar que estão vivos e podem continuar recebendo o benefício. 

Prova de vida do INSS: Tutorial para usar versão online no Meu INSS
Prova de vida do INSS: Tutorial para usar versão online no Meu INSS (Imagem: reprodução/Google)

Por conta da pandemia, essa obrigatoriedade foi suspensa. Porém, a partir de maio deste ano os segurados devem voltar a realizar a prova de vida.

Essa medida é realizada desde o ano de 2012 pelos beneficiários visando evitar fraudes no recebimento do benefício. 

A prova de vida foi suspensa no mês de março de 2020, por conta das medidas de isolamento determinadas pelo governo por causa pandemia da Covid-19. 

Essa decisão a respeito da suspensão do procedimento, foi tomada pensando na segurança e saúde dos segurados do INSS, que em sua maioria é composto por integrantes do grupo de risco do novo coronavírus.

Como fazer a prova de vida?

Primeiro, é preciso fazer o download do aplicativo “Meu INSS” e “Meu gov.br”, que  estão disponíveis para Android e iOS.

Logo depois é só tirar uma foto do rosto com a câmera frontal do aparelho celular.

Tenha em mãos a CNH ou título de eleitor para informar a data de emissão do respectivo documento que decidir usar no ato da comprovação da identidade. 

Prova digital pelo banco

Os clientes do Banco do Brasil que recebem sua aposentadoria, auxílio e pensões pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), vão poder usar o aplicativo do banco para realizar  sua prova de vida.

Os clientes que sacam o benefício por meio do cartão, o serviço vai estar disponível em breve. De acordo com o banco, a prova de vida por meio do aplicativo não traz somente comodidade e segurança para os beneficiários, já que não é preciso ir até uma agência prevenindo contra o novo coronavírus.

A prova de vida está disponível no menu do aplicativo em “Serviços”, na lateral do aplicativo.

Para isso o correntista ou poupador precisa clicar em “INSS” e em “Prova de Vida INSS”. O aplicativo pedirá fotos frente e verso do documento oficial de identificação e uma selfie para concluir o processo.

Essas imagens são analisadas pelo banco, neste processo o beneficiário pode fazer o acompanhamento pelo aplicativo para saber se a prova de vida foi aceita e quando ele vai precisar realizar novamente. 

Aqueles que possuem pendências na realização da prova de vida ao longo do ano passado será comunicado sobre a novidade.

Os correntistas que não possuem o aplicativo instalado vão receber o aviso nos caixas eletrônicos. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!