Bandidos usam dados do INSS para aplicar golpe na prova de vida; proteja-se

Uma alerta foi enviada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre um novo golpe. Nele, criminosos ligam para aposentados e pensionistas, dando a esses beneficiários a orientação de realizar a prova de vida on-line por conta da pandemia. O INSS pede que os segurados não forneçam nenhum dado ao serem contatados.

Bandidos usam dados do INSS para aplicar golpe na prova de vida; proteja-se
Bandidos usam dados do INSS para aplicar golpe na prova de vida; proteja-se (Foto: Google)

O conhecimento do golpe foi tomado por meio de denúncias de segurados. Na ligação, são informados todos os dados pessoais da vítima e é enviada uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o beneficiário envie uma foto de um documento para finalizar o processo. 

Esses dados podem ser obtidos pelos criminosos de diversas formas, como através do cadastro voluntário das vítimas em sites falsos criados com o propósito de roubar informações pessoais.

Essa técnica é conhecida como phishing, que significa pescar, em inglês. Sendo assim, eles criam formas para pescar informações com os segurados.

Até mesmo, por meio do vazamento ilegal de dados de instituições financeiras e cadastros do governo.

O órgão recomenda que, em caso de recebimento desse tipo de ligação, o segurado desligue o telefone e não forneçam nenhuma informação.

“Fornecer dados a golpistas é perigoso, uma vez que eles podem usar as informações pessoais para cometer outros atos ilícitos, como empréstimos consignados não autorizados pelo segurado”, esclareceu o instituto, ressaltando que não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida.

No final de fevereiro, o governo federal anunciou que a prova de vida digital já estava disponível para cerca de 5,3 milhões de beneficiários. Mas em razão da pandemia, o procedimento só voltará a ser obrigatório nos bancos em junho.

Os segurados que podem realizar a prova de vida por meio da biometria facial, em que o segurado usa o celular para tirar uma selfie, são informados por meio de SMS, e-mail, pelo portal ou pelo aplicativo Meu INSS. 

Como reconhecer as mensagens verdadeiras do INSS?

Por SMS

“Agora você pode fazer a sua prova de vida pelo celular, no aplicativo meugov.br. Para mais informações, ligue 135 ou acesse o Meu INSS, pelo app ou site do INSS”.

Por e-mail

“Chegou a hora de fazer a sua prova de vida!

Todos os aposentados e pensionistas precisam fazer a prova de vida todos os anos. Com isso, o INSS fica sabendo que você está vivo e continua depositando seu benefício normalmente.

Este ano você poderá fazer a prova de vida pelo seu celular. Assim você fica em casa e se protege do coronavírus. Basta entrar na loja de aplicativos do seu celular e baixar os app Meu INSS e Gov.br.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, ligue 135 ou acesse o Meu INSS (aplicativo ou site gov.br/meuinss) e fale com a Helô”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!