Governo anuncia novos cortes no orçamento do IBGE. Nessa semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística informou que teve uma redução de 96% na verba de seu Censo. A folha financeira de R$ 2 bilhões foi reformulada para R$ 71,7 milhões. Entre os efeitos negativos da decisão, está a suspensão de concursos e escuridão nos dados nacionais. Entenda.
Enquanto o Brasil vive uma das maiores crises econômicas e sanitárias de sua história, o governo federal reformula novos cortes orçamentários em suas organizações.
Nessa semana, foi informado que o IBGE teve mais que 90% de sua despesa cortada, o que irá refletir na evolução das pesquisas nacionais.
Parlamentares ficam com a verba
A decisão do reajuste no orçamento do IBGE foi validada através da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) na Comissão Mista de Orçamento (CMO). Isso significa dizer que em 2021 não será possível realizar a pesquisa.
O Congresso decidiu em conjunto que os recursos deverão ser direcionados para atender aos interesses dos parlamentares. Estes, por sua vez, escolherão onde irão aplicar a verba através de seus projetos e ligações políticas.
Suspensão do concurso e censo 2021
Para quem havia se candidatado no concurso da pesquisa neste ano, a previsão é de que as vagas repassadas entre 5.297 municípios em todos os estados do país sejam suspensas. Os exames estavam marcados para acontecer entre os dias 18 e 25 de abril.
Em resposta ao portal UOL, o IBGE informou que ainda vem avaliando as possibilidades. O instituto “solicitará orientações ao Ministério da Economia sobre os procedimentos no tocante à operação censitária que por lei deve ser realizada a cada dez anos”
Ao longo dos próximos dias, juntamente com a Cebraspe, a instituição estará contabilizando o número total de inscritos na seleção para na sequencia divulgar como acontecerá o processo de devolução das taxas de inscrição.
É válido ressaltar que, o IBGE também tinha aberto 6.500 empregos temporários para outras pesquisas.
Diante do ocorrido, espera-se que todas as candidaturas sejam efetivamente suspensas e não haja um censo em 2021. Caso um novo investimento seja aplicado, sua gestão deverá anunciar em breve.