No Espírito Santo, agencias do Detran fecham as portas para vivenciar uma nova fase de quarentena. Com o avanço nos índices de contaminação pela covid-19, o governo do estado decretou lockdown. Desse modo, as unidades de trânsito da região precisaram alterar o funcionamento de seus serviços. Abaixo, acompanhe o cronograma.
Para os motoristas que precisarem resolver pendencias, as agencias do Detran ES estão de portas fechadas. O órgão explicou que só manterá o atendimento em atividades específicas, suspendendo uma série de procedimentos que exigem a ida presencial da população.
De acordo com o oficio liberado, as sedes do Detran, as Ciretrans e os Postos de Atendimento Veicular (PAVs) de todo o Estado, não terão atendimento presencial nesse período. Só será mantida a coleta biométrica para quem já fez o agendamento através do site.
Aulas de obtenção da CNH
No que diz respeito aos Centros de Formação de Condutores (CFCs), as atividades foram também suspensas. Será liberado apenas a abertura de processos de habilitação que funcionará de modo remoto.
Já as provas teóricas para quem estava na avaliação da CNH e o exame prático terão que ser remarcados.
A mesma medida de suspensão será aplicada para a atualização ou reciclagem do documento. Quem tinha o agendamento do exame prático deverá realizar o exame em meados de abril. A prorrogação ocorrerá de forma automática de modo que não prejudique os candidatos.
As aulas presenciais ficarão funcionando através do regime EAD, ou seja, aulas online. Os alunos terão acesso aos conteúdos e apostilas para dar andamento aos estudos de direção veicular.
Pronunciamento do Detran
“Nós temos mantido o funcionamento do Detran|ES desde o início da pandemia e adotamos esses procedimentos nesse momento para atender às medidas restritivas que são necessárias. Buscamos manter o funcionamento mínimo e seguro das atividades do órgão com o objetivo de atender os serviços que consideramos essenciais para o cidadão, como manter a habilitação em dia para aqueles que precisam do documento para trabalhar e se deslocar com o veículo. Também temos uma grande quantidade de serviços on-line e acreditamos que iremos conseguir atender todos os cidadãos que precisarem dos nossos serviços dentro do que é possível no momento”, disse o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.