Meu INSS: Todos os serviços online para você não precisar comparecer na agência

O portal e aplicativo desenvolvido pelo Instituto Nacional do Seguro Social, Meu INSS, foi criado com o intuito de oferecer aos segurados diversos serviços e consultas de forma online. Para isso, é necessário realizar um cadastro para ter acesso a 90 serviços oferecidos.

Meu INSS: Todos os serviços online para não comparecer até a agência
Meu INSS: Todos os serviços online para não comparecer até a agência (Imagem: Google)

Alguns serviços do Meu INSS não precisam de senha, como os agendamentos. Porém, a maioria dos serviços ofertados pela plataforma é necessária fazer o login, já que o Instituto precisa ter acesso aos dados pessoais do segurado.

Como se cadastrar no Meu INSS?

No cadastro é solicitado o número do CPF, nome completo, data de nascimento e o preenchimento de um questionário sobre o seu cadastro junto ao INSS.

O processo é bem simples e rápido e, após isso, o segurado só precisa realizar o login na plataforma. Veja de forma detalhada:

  • Acesse o site ou o aplicativo do Meu INSS;
  • Clique em “Crie sua conta Gov.br”;
  • Selecione uma das opções de cadastro disponíveis;
  • Preencha os campos com as informações de cadastro solicitadas;
  • Crie uma senha pessoal segura;
  • Confirme os dados pessoais.

A senha inicial do Meu INSS também pode ser obtida nas agências do INSS ou nos sites dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi.

Principais serviços do Meu INSS

  • Acompanhamento do andamento de benefício e serviços;
  • Agendamentos e solicitações;
  • Agendar perícia;
  • Alterar local ou forma de pagamento;
  • Auxílio-doença;
  • Benefícios Assistenciais;
  • Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
  • Calendário de Pagamento;
  • Carta de Concessão;
  • Certidão de tempo de contribuição;
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  • Declaração de Benefício do INSS;
  • Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI);
  • Emitir Guia de Pagamentos (GPS);
  • Encontre uma Agência;
  • Enviar documentos digitalizados;
  • Extrato de Contribuição CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais);
  • Extrato de empréstimos consignados;
  • Extrato de pagamento de benefícios;
  • Extrato do imposto de renda;
  • Pedido de aposentadorias;
  • Pensão por morte;
  • Recurso e revisão;
  • Resultado de Benefício por Incapacidade;
  • Salário maternidade;
  • Seguro Desemprego do Pescador Artesanal;
  • Simulador de aposentadoria;
  • Solicitar pagamento de benefício não recebido;
  • Verificar Autenticidade de Documentos.

Caso não consiga acessar os serviços pelo portal ou app Meu INSS, os segurados possuem outra opção, a Central de atendimento do Instituto que funcionado pelo número de telefone 135 de segunda-feira a sábado, das 07h às 22h.

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.