O Governo do Maranhão anunciou que prorrogou o prazo de pagamento antecipado do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em cota única, com 10% de desconto, para até dia 3 de março. O vencimento anterior do IPVA 2021 antecipado estava previsto para a última sexta-feira (26).
Segundo informado pelo Governo Estadual, mais de 69 mil contribuintes já aderiram ao benefício. Este total representa uma arrecadação de R$ 49,8 milhões.
Os contribuintes que optarem pelo pagamento do IPVA 2021 parcelado podem quitar o valor em até três vezes. A liberação da segunda cota no sistema acontece após a confirmação do pagamento da primeira cota.
Os prazos para quitar o imposto variam de acordo com o número final da placa do veículo. Caso o pagamento das cotas tenha atraso, será possível quitar o valor, mas com acréscimo de multa e juros moratórios. Estes valores serão calculados a partir do vencimento.
Calendário de vencimento do IPVA 2021 no Maranhão
- Final de placa 1 e 2 — 5 de março; 5 de abril; 5 de maio
- Final de placa 3 e 4 — 12 de março; 12 de abril; 12 de maio
- Final de placa 5 e 6 — 19 de março; 19 de abril; 19 de maio
- Final de placa 7 e 8 — 26 de março; 26 de abril; 26 de maio
- Final de placa 9 e 0 — 30 de março; 30 de abril; 31 de maio
Início da fiscalização:
- Final de placa 1 e 2 — 5 de junho
- Final de placa 3 e 4 — 12 de junho
- Final de placa 5 e 6 — 19 de junho
- Final de placa 7 e 8 — 26 de junho
- Final de placa 9 e 0 — 30 de junho
Assim como na regra do ano passado, o Governo do Maranhão determinou que o vencimento da cota única — não antecipada — aconteça na mesma data da primeira cota do imposto, que acontece durante o mês de março.
Para a consulta do IPVA e emissão do Documento de Arrecadação (DARE) para o pagamento, será preciso acessar o portal da Sefaz. Na página IPVA, ou acessar o site do Detran, no menu Licenciamento 2021.
O acesso ao boleto pode ser feito por meio do número do Renavam, que está presente no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). O imposto pode ser pago pelo Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica.