Todos os anos milhares de estudantes participam do Exame Nacional do Ensino Médio. A nota do ENEM 2020 deve ser divulgada ainda no final de março, mas quem participou das provas já analisa como usá-la.
Com a nota do ENEM 2020 os estudantes brasileiros podem ingressar no ensino superior por diversas formas. Entenda o pouco melhor as formas de ingresso e como é o cálculo da média aritmética das áreas do conhecimento no exame.
Como de ingressar no ensino superior com o ENEM 2020
Sistema de Seleção Unificada
No SiSU a seleção é feita para vagas em instituições públicas estaduais e federais de todo o Brasil.
Para se inscrever é preciso ter participado da última edição do Enem. A seleção acontece duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre letivo.
Programa Universidade para Todos
Por meio do Prouni estudantes têm acesso a bolsas de estudo em instituições particulares, sejam elas de 50% ou de 100% de desconto nas mensalidades.
Têm direito as bolsas integrais do programa aqueles estudantes que se encaixam na condição de baixa renda. E para as parciais é necessário ter renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.
Fundo de Financiamento Estudantil
Com o Fies, os estudantes têm a possibilidade de fazer o financiamento de cursos superiores em instituições particulares.
Para participar os candidatos precisam não ter zerado a redação e atingido, pelo menos, 450 pontos de média aritmética no Enem.
Graduação no Exterior com Enem
Outra possibilidade de uso da Nota do Enem é para estudar fora do Brasil. É possível se candidatar a vagas em países como Portugal, Estados Unidos, Inglaterra, Escócia, Irlanda, Canadá e França; cada país possui critérios próprios para a seleção dos estudantes.
Média do ENEM 2020
Nos editais dos processos seletivos, os estudantes encontram que precisam ter determinada média para se inscrever.
Nas seleções podemos encontrar a média simples, que seria aquela em que se soma a nota alcançada em todas as provas, incluindo redação e o valor é dividido por 5.
E a média complexa, é a chamada de média por pesos, ela é determinada pela própria instituição que atribui pesos para cada área do conhecimento.
– Média Simples
Suponhamos que uma pessoa tenha o seguinte desempenho no exame:
Imagine que você entrou no site do Inep no dia do resultado final e encontrou as seguintes notas:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – 800,40 pontos;
- Matemática e suas Tecnologias – 750,00 pontos;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias – 820,00 pontos;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias – 635,55 pontos;
- Redação – 850 pontos.
O cálculo da média dela seria:
800,40+750,00+820,00+635,55+850= 3.855,95
3.855,95/5=771,19
Assim, a média desse estudante seria 771,19.
Quer continuar bem informado? Então, acompanhe o FDR.