Novo lote de vacina contra o novo coronavírus deve ser entregue no Distrito Federal. Nessa segunda-feira (22), o Ministério da Saúde informou que estará enviando novas doses de medicamento para Brasília e demais regiões do DF. Com isso, espera-se que o governo local passe a priorizar a vacinação de pessoas acima dos 78 anos. Acompanhe.
A campanha de vacinação contra o novo coronavírus permanece sendo realizada em todo o país. No Distrito Federal serão enviadas cerca de 100 mil novas doses para a imunização da população idosa.
A previsão é de que pessoas entre 75 e 78 anos sejam convocadas ao longo das próximas semanas para tomar a vacina.
O critério utilizado pelo ministério para poder priorizar o repasse dos medicamentos tem levado em consideração os índices epidemiológicos em cada região. Os estados com a situação mais crítica em relação ao número total de contaminados vem recebendo lotes maiores do medicamento.
Índices da covid-19 no Distrito Federal
De acordo com o último balanço das 24h passadas, a região contabilizou 843 casos e 10 vítimas fatais pelo novo coronavírus. Ao todo, de acordo com a Secretaria de Saúde, já são 289.820 ocorrências da doença e 4.757 mortos.
Em fevereiro a média de casos teve uma alta de 28%. Os óbitos foram aumentados em 7,6% 7,6%, em comparação à taxa observada na primeira quinzena do mês, já média móvel é de 9,85.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI reservados para o tratamento da doença está em 85,84% e o total de pessoas recuperadas foi de 280.094 (96,6%).
Estoque da vacina em baixa
A região está ainda com um estoque de 69.176 vacinas. Desse total, apenas 7.421 unidades são destinadas para o uso na primeira dose e 61.755 devem ser utilizadas na segunda aplicação.
O número, conforme alertou a secretaria de saúde, é o suficiente apenas para um dia e meio da campanha, ou seja, caso não fossem recebidos novos lotes seria necessário paralisar o calendário de imunização.
Para mais informações sobre o andamento das campanhas de vacinação da covid-19 no Distrito Federal e em demais regiões do Brasil, acompanhe nosso portal.