Novo lote da vacina da COVID-19 chega ao DF e idosos serão priorizados

Novo lote de vacina contra o novo coronavírus deve ser entregue no Distrito Federal. Nessa segunda-feira (22), o Ministério da Saúde informou que estará enviando novas doses de medicamento para Brasília e demais regiões do DF. Com isso, espera-se que o governo local passe a priorizar a vacinação de pessoas acima dos 78 anos. Acompanhe.

Novo lote da vacina da COVID-19 chega ao DF e idosos serão priorizados (Imagem: Google)

A campanha de vacinação contra o novo coronavírus permanece sendo realizada em todo o país. No Distrito Federal serão enviadas cerca de 100 mil novas doses para a imunização da população idosa.

A previsão é de que pessoas entre 75 e 78 anos sejam convocadas ao longo das próximas semanas para tomar a vacina.

O critério utilizado pelo ministério para poder priorizar o repasse dos medicamentos tem levado em consideração os índices epidemiológicos em cada região. Os estados com a situação mais crítica em relação ao número total de contaminados vem recebendo lotes maiores do medicamento.

Índices da covid-19 no Distrito Federal

De acordo com o último balanço das 24h passadas, a região contabilizou 843 casos e 10 vítimas fatais pelo novo coronavírus. Ao todo, de acordo com a Secretaria de Saúde, já são 289.820 ocorrências da doença e 4.757 mortos.

Em fevereiro a média de casos teve uma alta de 28%. Os óbitos foram aumentados em 7,6% 7,6%, em comparação à taxa observada na primeira quinzena do mês, já média móvel é de 9,85.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI reservados para o tratamento da doença está em 85,84% e o total de pessoas recuperadas foi de 280.094 (96,6%).

Estoque da vacina em baixa

A região está ainda com um estoque de 69.176 vacinas. Desse total, apenas 7.421 unidades são destinadas para o uso na primeira dose e 61.755 devem ser utilizadas na segunda aplicação.

O número, conforme alertou a secretaria de saúde, é o suficiente apenas para um dia e meio da campanha, ou seja, caso não fossem recebidos novos lotes seria necessário paralisar o calendário de imunização.

Para mais informações sobre o andamento das campanhas de vacinação da covid-19 no Distrito Federal e em demais regiões do Brasil, acompanhe nosso portal.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.