Não cometa ESTES erros e preserve o pagamento do Bolsa Família em 2021

Ação pente fino no Bolsa Família exclui milhares de brasileiros em 2021. Com uma proposta de renovação nas normas de funcionamento do projeto, o ministério da cidadania vem cancelando os salários daqueles que não se adequarem as regras. Há muitos que estão sendo desligados desnecessariamente, devido há erros no cadastro. Saiba como evitar.

Não cometa ESTES erros e preserve o pagamento do Bolsa Família em 2021 (Imagem: Google)

Os processos de fiscalização dentro do Bolsa Família têm com finalidade recortar ao máximo o número de contemplados. Dessa forma, o governo vem passando um pente fino na documentação de todos os segurados resultando no desligamento daqueles que estejam com algum registro desatualizado.

Para quem não consulta a plataforma do Cadastro Único nos últimos anos, há algumas dicas que podem ajudar a evitar o afastamento do programa.

A primeira coisa que deve ser observada é a determinação do critério de renda, sendo necessário não ultrapassar o limite de R$ 178 mensais.

Quais documentos atualizar

Entre a lista de documentos que devem ser atualizadas estão os cartões de identificação pessoal de cada familiar. Além disso, é preciso ter o comprovante de residência em dia e apresentar demais registros como a participação escolar de crianças e adolescentes e exames médicos de mulheres grávidas.

Pelas normas do Bolsa Família o cidadão deve ter seu cadastro atualizado a cada dois anos. O procedimento pode ser feito online, através do aplicativo no Cadúnico.

Prazo para saque resulta em exclusão

Outro ponto importante é ficar atento ao prazo de retirada dos salários. O Ministério da Cidadania dá até 90 dias para que o cidadão faça sua retirada. Após esse prazo, caso o valor não seja utilizado, o governo subentende que a família não precisa mais dos recursos e cancela sua inscrição.

MEI pode permanecer no Bolsa Família

Para quem é MEI não há riscos de exclusão. O programa permite a participação no Bolsa Família desde que não seja ultrapassado o valor máximo da renda familiar.

A partir do momento em que o empreendedor obtém sua independência financeira automaticamente ele deve se retirar do projeto.

Para mais informações sobre atualizações de cadastro e salários pelo Bolsa Família fique de olho em nossa página exclusiva.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.