Não cometa ESTES erros e preserve o pagamento do Bolsa Família em 2021

Ação pente fino no Bolsa Família exclui milhares de brasileiros em 2021. Com uma proposta de renovação nas normas de funcionamento do projeto, o ministério da cidadania vem cancelando os salários daqueles que não se adequarem as regras. Há muitos que estão sendo desligados desnecessariamente, devido há erros no cadastro. Saiba como evitar.

Não cometa ESTES erros e preserve o pagamento do Bolsa Família em 2021 (Imagem: Google)

Os processos de fiscalização dentro do Bolsa Família têm com finalidade recortar ao máximo o número de contemplados. Dessa forma, o governo vem passando um pente fino na documentação de todos os segurados resultando no desligamento daqueles que estejam com algum registro desatualizado.

Para quem não consulta a plataforma do Cadastro Único nos últimos anos, há algumas dicas que podem ajudar a evitar o afastamento do programa.

A primeira coisa que deve ser observada é a determinação do critério de renda, sendo necessário não ultrapassar o limite de R$ 178 mensais.

Quais documentos atualizar

Entre a lista de documentos que devem ser atualizadas estão os cartões de identificação pessoal de cada familiar. Além disso, é preciso ter o comprovante de residência em dia e apresentar demais registros como a participação escolar de crianças e adolescentes e exames médicos de mulheres grávidas.

Pelas normas do Bolsa Família o cidadão deve ter seu cadastro atualizado a cada dois anos. O procedimento pode ser feito online, através do aplicativo no Cadúnico.

Prazo para saque resulta em exclusão

Outro ponto importante é ficar atento ao prazo de retirada dos salários. O Ministério da Cidadania dá até 90 dias para que o cidadão faça sua retirada. Após esse prazo, caso o valor não seja utilizado, o governo subentende que a família não precisa mais dos recursos e cancela sua inscrição.

MEI pode permanecer no Bolsa Família

Para quem é MEI não há riscos de exclusão. O programa permite a participação no Bolsa Família desde que não seja ultrapassado o valor máximo da renda familiar.

A partir do momento em que o empreendedor obtém sua independência financeira automaticamente ele deve se retirar do projeto.

Para mais informações sobre atualizações de cadastro e salários pelo Bolsa Família fique de olho em nossa página exclusiva.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.