Detran-RJ lançará em breve aplicativo com todos os serviços e funções do órgão

Novidades para os motoristas do Rio de Janeiro. Nessa semana, o presidente do Detran estadual, Adolfo Konder, informou que o órgão estará lançando um aplicativo de celular para que a população consiga resolver seus serviços online. A ferramenta já está em fase de teste e deverá ficar disponível em breve.

CRLV Digital vira obrigação dos motoristas em 2021; emita o seu!
CRLV Digital vira obrigação dos motoristas em 2021; emita o seu! (Imagem: Fernanda Alves/Detran-RS)

Com a pandemia do novo coronavírus, muitos serviços passaram a ser digitalizados evitando assim o deslocamento até unidades presenciais do Detran. Atentos ao crescimento das demandas virtuais, o órgão informou que vem desenvolvendo um aplicativo exclusivo para os cariocas.

Digitalização no Detran RJ

O órgão espera que, por meio do app, a população consiga resolver suas pendências de trânsito de forma mais simples e prática, garantiu o gestor:

“Essa é a ideia central: facilitar a vida do usuário, desburocratizar os procedimentos e processos e fazer com que ele resolva as coisas sem precisar ir ao posto. Além disso, já temos o documento do carro digital, os agendamentos para os serviços são feitos pelo site”.

Adolfo reforçou ainda que nesse momento já há uma série de resoluções sendo feitas online, como a marcação, por e-mail, de serviços como a devolução de taxas, averbação de CNH estrangeira, baixa de restrição de veículo, regularização do motor, certidão de inteiro teor e perícia médica.

Serviços ainda não retomados

No que diz respeito as atividades que obrigatoriamente devem ser feitas presencialmente, o gestor afirmou estar trabalhando para a regularização dos atendimentos.

Para ele, o momento é de prioridade a segurança dos servidores do Detran e público a ser recebido, tendo em vista a permanência da pandemia.

“Em veículos e habilitação, estamos em cerca de 80% da normalidade, por causa da pandemia e dos protocolos de saúde. Na identificação civil, estamos retomando gradativamente o atendimento, mas ainda temos regularizações a fazer. O novo pessoal está sendo treinado. Atualmente, já estamos com 32 postos abertos, além das três unidades do Poupa Tempo. Gradualmente as coisas irão se normalizar. E o novo normal também passa pela digitalização”, explicou.

A previsão é de que o novo aplicativo, juntamente com o site, seja lançado ainda no primeiro semestre deste ano.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.