O governador Ibaneis Rocha, autorizou que os bares e restaurantes possam funcionar após às 23 no Distrito Federal. Em dezembro, o governador tinha restringido o funcionamento destes locais por conta do avanço de casos de Covid-19.
O decreto com a medida foi publicado hoje, 4, no Diário Oficial do DF. Confira os detalhes da medida.
Bares e Restaurantes
O governador decidiu liberar o funcionamento dos bares e restaurantes em meio à pressão vinda do setor e também por conta do número de leitos de UTI disponíveis para pacientes com Covid-19 e o começo da vacinação.
Ibaneis também retirou a obrigatoriedade de oferecimento de luvas descartáveis para os clientes se servirem em restaurantes com atendimento de bufê.
Com a publicação do decreto, os locais tem que “dispor de pia, de fácil acesso, dotada de sabonete líquidos, papel toalha e lixeira sem acionamento manual para higiene das mãos dos clientes e disponibilizar, no decorrer do balcão de serviço, álcool a 70% em gel, orientando os clientes sobre o uso correto”.
Confira outras determinações
- Higienização das cadeiras e mesas de uso coletivo de forma regular
- Disposição das mesas a uma distância de dois metros uma das outras, a contar das cadeiras que servem cada mesa
- Funcionamento com no máximo 50% da capacidade autorizada
- Privilegiar a ventilação natural do ambiente. No caso do uso de ar-condicionado, realizar manutenção e limpeza dos filtros diariamente
- Cobrir a máquina de cartão com filme plástico
- Higienizar cardápios após a manipulação pelo cliente ou disponibilizar cardápios digitais
Restaurantes em esquema de bufê ou auto serviço
- Evitar que os clientes realizem o autoatendimento para se servir com os alimentos, designando um funcionário devidamente paramentado
- Dispor de protetor salivar eficiente nos serviços ou refeitórios com sistema de buffet
- Organizar filas
- Ofereça talheres higienizados em embalagens individuais (ou talheres descartáveis), e manter os pratos, copos e demais utensílios protegidos.
- Não dispor de itens para uso coletivo como cafezinho e outros itens de degustação de uso comum.
- Substituir os guardanapos de tecido por papel descartável
- Não colocar talheres e pratos nas mesas antes da chegada do cliente
- Evitar abrir latas e garrafas que possam ser abertas pelo próprio cliente, priorizando e orientando que sirvam as próprias bebidas no copo a ser utilizado