O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou a abertura de concurso público para contratação de pessoal para o Censo Demográfico 2021. A seleção foi autorizada em portaria, e deve contratar 207.332 pessoas para seis diferentes funções, a maior quantidade para recenseador.
O prazo para publicação do edital de abertura será de até seis meses, contados a partir de sexta-feira (29). Já o prazo de duração da contratação deverá ser de até um ano.
O concurso deveria ter sido realizado em 2020, mas foi suspenso em razão da pandemia do novo coronavírus.
Confira vagas para o concurso 2021 do IBGE
O processo seletivo autorizado tem menos vagas previstas do que o anterior, que previa 208.695 oportunidades, sendo 180.557 eram para a função de recenseador, em 5.569 municípios. Confira as vagas por função do novo concurso:
- Recenseador (nível fundamental): 183.100 vagas
- Agente censitário municipal (nível médio): 5.500 vagas
- Agente censitário supervisor (nível médio): 18.420 vagas
- Agente censitário de pesquisas por telefone (nível médio): 180 vagas
- Supervisor censitário de pesquisas e codificação (nível superior): 12 vagas
- Codificador Censitário: 120 vagas
As taxas de inscrição do processo seletivo anterior ainda estão sendo devolvidas para os candidatos. O Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) para 2021, encaminhado ao Congresso Nacional, garantiu a nova seleção com o orçamento provável de R$ 2 bilhões.
O governo federal chegou a cogitar o adiamento do Censo para o ano de 2022. A ideia era transferir os recursos para outras políticas públicas, depois acabou mantendo o processo para este ano. A remuneração dos profissionais a serem contratados ainda será definida pelo IBGE.
O censo populacional brasileiro é realizado a cada 10 anos. O último censo populacional ocorreu em 2010 e teve os dados publicados a partir de 2011. O próximo estava previsto para 2020, mas foi adiado em razão da pandemia, então deve ser realizado até o final deste ano.
Outro concurso do IBGE deve ser aberto em março para IBGE 2021, visando a contratação de 6.500 funcionários temporários.
Os aprovados realizarão as pesquisas feitas pelo órgão. As oportunidades são para agente de pesquisa e mapeamento, e supervisor de coleta e qualidade em todo o país.