IBGE deve lançar em breve concurso público com 207,3 MIL vagas de emprego

O Censo de 2020, que acontece a cada dez anos, foi adiado devido à pandemia de Covid-19. Porém, devido à importância do recolhimento dos dados, o recenseamento demográfico deve acontecer este ano, por isso, o IBGE deve lançar o certame nos próximos dias.

IBGE deve lançar em breve concurso público com 207,3 MIL vagas de emprego
IBGE deve lançar em breve concurso público com 207,3 MIL vagas de emprego (Imagem: Reprodução/Google)

O concurso público do IBGE voltado para a realização do Censo deve acontecer este ano, após o adiamento por causa da pandemia. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o certame contará 207.332 vagas em todo o país.

As vagas são divididas em cinco cargos, sendo que o maior quantitativo é para Recenseador com 183.100 oportunidades.

Os cargos variam entre nível fundamental e superior. Veja abaixo o quadro de distribuição de vagas e a escolaridade exigida.

Cargo Escolaridade exigida Número de vagas
Agente Censitário de Pesquisas por Telefone nível médio completo 180 vagas
Agente Censitário Municipal nível médio completo 5.500 vagas
Agente Censitário Supervisor nível médio completo 18.420 vagas
Codificador Censitário nível médio completo 120 vagas
Recenseador nível fundamental completo 183.100 vagas
Supervisor Censitário de Pesquisas e Codificação nível superior completo no curso exigido no edital 12 vagas

O processo seletivo, que deve ser aberto em 2021, tem menos vagas que sua edição anterior que foi cancelado, após o agravamento da pandemia no Brasil. As contratações terão uma duração de até um ano.

A expectativa é que o edital do Censo 2021 aconteça no segundo semestre. Com a publicação do certame será possível saber a empresa responsável pela aplicação e correção das provas e mais detalhes do processo seletivo, como o dia de aplicação da prova e da divulgação do resultado final.

O edital de 2020 foi lançado em março e trazia 208.695 vagas, ou seja, 1.363 a mais que o informado para este ano. Desse total, 180.557 eram para a função de recenseador que iria trabalhar coletando os dados em 5.569 municípios brasileiros.

A empresa organizadora escolhida era o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Porém, o IBGE ainda não informou se continuará sendo essa a banca responsável pelo certame.

Acredita-se que o Instituto não irá realizar um novo processo de escolha de banca, pois isso demora e o Censo já está atrasado em um ano, devido ao seu cancelamento o ano passado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.