Caixa TEM paga abono salarial do PIS na poupança; saiba quem foi incluso

Segurados do abono salarial passam a receber por poupança digital. Para quem ainda não foi contemplado com os valores do PIS/PASEP ano base 2019, há novas mudanças em prática. A Caixa Econômica Federal está incluindo os trabalhadores no aplicativo Caixa Tem, nova ferramenta responsável pelas transições.

Caixa TEM paga abono salarial do PIS na poupança; saiba quem foi incluso (Imagem: Google)
Caixa TEM paga abono salarial do PIS na poupança; saiba quem foi incluso (Imagem: Google)

Lançado em 2020, o Caixa Tem está tomando cada vez mais espaço na economia brasileira. Inicialmente o aplicativo contemplava apenas os segurados do auxílio emergencial, mas agora realiza os pagamentos também do Bolsa Família e do abono salarial PIS/PASEP.

Abono salarial

Para os segurados do PIS, que não estão com contas registrados da na Caixa Econômica, a inclusão pelo Caixa Tem será obrigatória. De acordo com o banco, em parceria com o governo federal, a iniciativa objetiva garantir que esse grupo esteja vinculado aos seus serviços financeiros.

A gestão federal defende que com a centralização dos pagamentos no app, será mais fácil administrar o fluxo dos benefícios e controlar os valores de entrada e saída por cidadãos.

Pagamentos do PIS pelo Caixa Tem

O calendário de inclusão vem sendo feita de forma gradativa. Nesse momento, os contemplados são aqueles nascidos nos meses de janeiro e fevereiro. Nos demais meses a divisão será da seguinte forma:

  • Dezembro: Caixa fez o pagamento no dia 15 de dezembro de 2020;
  • Janeiro e fevereiro: Caixa fez o pagamento no dia 19 de janeiro;
  • Março e abril: Caixa fará o pagamento no dia 11 de fevereiro;
  • Maio e junho: Caixa fará o pagamento do abono salarial no dia 17 de março.

Como acessar os valores do Caixa Tem

Para ter acesso ao pagamento basta estar conectado no aplicativo. A ferramenta é gratuita, disponível no sistema IOS e Android. Na hora do cadastro, é preciso informar dados como o nome completo, data de nascimento e telefone celular. Depois de receber o código de validação, por SMS, o acesso a carteira digital fica liberado.

No app é possível fazer pagamentos, transferências bancárias, compras pelo cartão de débito online e logo menos será disponibilizada também uma linha de crédito de até R$ 1 mil. Para mais informações sobre o app e demais benefícios, fique de olho em nosso portal.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.