Desde ontem (4), o Detran deixou de emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), e o Certificado de Registro de Veículo (CRV) de papel. Aqueles que precisarem de uma nova via, independente do motivo, terão que acessar a versão digital.
Essa mudança será realizada no país inteiro, já que depois da extinção do DPVAT, a Seguradora Líder, que era responsável pelo fornecimento do papel para a impressão dos documentos, parou de distribuir para os Detrans.
Com isso, o Detran agilizou a digitalização dos documentos para evitar maiores transtornos.
Aqueles que já retiraram o documento de papel do seu veículo não precisam ficar preocupados em trocar pelo digital, o documento continua valendo e só será substituído quando o veículo passar por alguma alteração.
Por exemplo, de característica, mudança de estado ou município, quando for realizada nova transação de compra e venda, ou ainda se o documento em papel for perdido.
Os motoristas que ainda não emitiram o seu documento neste ano de 2021 devem:
- Baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, logo após a quitação da taxa referente ao Licenciamento Anual;
- fazer o seu cadastro;
- Acesse a aba “Veículos” e clique em “Adicionar CRLV”;
- Preencha o número do Renavam, o número de segurança do CRV e siga os passos seguintes para emitir o documento digital.
CRV
O Certificado de Registro do Veículo (CRV), que é chamado de documento de compra e venda ou DUT-recibo, vai ser apenas digital e receberá o nome de ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital).
Aqueles CRVs expedidos em papel moeda que estão em boas condições vão continuar válidos, e deverão ser mantidos para utilização em uma futura transferência de propriedade.
Os veículos registrados, ou seja, primeiro emplacamento, transferência de propriedade, alteração de características, vão receber um documento que certifica a propriedade do veículo integrado ao documento de licenciamento anual no formato digital.
Elees deverão solicitar a expedição da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital (ATPV-e), quando for confirmada uma transação comercial de compra ou venda do veículo.