IPVA Pernambuco para motos: QUANTO vai custar o tributo? Veja aqui!

Os contribuintes de Pernambuco já podem consultar o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Confira os prazos de pagamento e o quanto os veículos, como carros e motos, deverão pagar de alíquota do IPVA Pernambuco.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade
IPVA Pernambuco para motos: quanto vai custar o tributo? Veja aqui!
IPVA Pernambuco para motos: quanto vai custar o tributo? Veja aqui! (Imagem: Montagem/FDR)

O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria da Fazenda, informou que o IPVA 2021 terá uma redução média de 3,50% na comparação com o imposto exercido em 2020.

O cálculo da porcentagem teve como base a variação de preços de mercado estabelecido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O levantamento foi feito entre setembro e outubro de 2019, além de setembro e outubro de 2020.

publicidade

Para os automóveis, a redução no valor foi de 5,27%. No caso dos ônibus e micro-ônibus, a queda foi de 2,48%, conforme indicado pela Secretaria da Fazenda. Para o cálculo, foi considerada a frota de veículos tributáveis no estado em setembro do ano passado.

Os contribuintes que realizarem o pagamento do imposto em cota única terão desconto de 7%. Além do pagamento à vista, será possível pagar o IPVA em até três parcelas. O primeiro pagamento será em fevereiro. As demais cotas terão o prazo para março e abril.

O dia limite para quitar o IPVA 2021 dependerá do número final da placa de veículo. Os prazos da cota única e a primeira cota acontecem no mesmo dia de fevereiro. Confira o calendário completo.

Calendário de pagamento do IPVA Pernambuco

  • Final de placa do veículo 1 e 2 — 9 de fevereiro; 9 de março; 6 de abril
  • Final de placa do veículo 3 e 4 — 12 de fevereiro; 12 de março; 9 de abril
  • Final de placa do veículo 5 e 6 — 19 de fevereiro; 17 de março; 14 de abril
  • Final de placa do veículo 7 e 8 — 23 de fevereiro; 24 de março; 20 de abril
  • Final de placa do veículo 9 e 0 — 26 de fevereiro; 31 de março; 28 de abril

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) começa a enviar os carnês de pagamento em janeiro. Além do documento físico, os proprietários poderão ter acesso aos carnês pelo site do Detran.

IPVA Pernambuco para motos

Os valores foram definidos a partir do valor venal do veículo e a alíquota. Confira a alíquota para cada tipo de motocicleta, e demais automóveis:

publicidade
  • Motos de até 50 cc — 1%
  • Motos de até 300 cc — 2,5%
  • Motos de até 600 cc — 3%
  • Motos superiores a 600 cc — 3,5%
  • Carros de até 180 cv: —3%
  • Carros superiores a 180 cv — 4%
  • Ônibus e caminhões — 1%
  • Micro-ônibus — 3%

Essas alíquotas são multiplicadas pelo valor venal baseado na tabela Fipe, o resultado define o valor final do IPVA 2021.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.