Em meio a um cenário de incertezas na economia, ainda há muitas dúvidas sobre o próximo ano no Brasil. Para lidar com as dificuldades, as autoridades políticas têm buscado alternativas para que o país diminua os impactos da crise. Para especialistas, haverá aumento de impostos e tributos para 2021.
Diante de uma crise econômica e a pandemia de covid-19, a população segue incerta sobre 2021. Com a chegada da segunda onda do coronavírus, as restrições de mobilidade têm aumento. Como resultado, a economia tende a frear o crescimento.
Aumento de impostos e tributos para gerir a economia
Para que os impactos econômicos sejam minimizados, especialistas acreditam no aumento de tributos. Com o possível fim do auxílio emergencial, que possibilitou que milhões de famílias tivessem sustento durante a pandemia, o governo pretende criar outro programa social.
No entanto, para que o projeto dê prosseguimento aos projetos, deverá ter aumento de carga tributária, segundo o especialista em direito tributário, Ricardo Castagna, ao Uol.
De acordo com o sócio responsável pela área tributária do Lefosse Advogados, Gustavo Lian Haddad, a gestão do governo sobre a dívida pública terá relação direta com a possibilidade de mudança nos impostos.
Segundo ele, se a expectativa de recuperação da economia não acontecer, a consequência de aumento de tributos terá mais possibilidade de acontecer.
Governo pretende manter o teto de gastos
Para que o governo possa manter o teto de gastos, o Ministério da Economia pretende fazer um corte no orçamento de R$ 10 bilhões a R$ 20 bilhões em 2021, conforme apurado pela Folha de S. Paulo.
Mesmo com a pressão sobre o teto no próximo ano, o ministro da Economia, Paulo Guedes, assegura que será cumprido. Caso houvesse uma flexibilização do teto, haveria a redução de investidores, de forma a dificultar a melhora econômica.
No entanto, para que os gastos não ultrapassem o limite estabelecido, será preciso analisar como lidar com as despesas e de onde a verba seria cortada. Com isso, o aumento de impostos e tributos poderia estar presente no próximo ano.