Os contribuintes que enviaram a declaração do Imposto de Renda neste ano com dados incompletos para a Receita, ou cometeram algum erro, podem fazer a declaração retificadora. Essa pode ser enviada em até 5 anos, mas é importante corrigir logo depois que perceber o erro.
Os contribuintes que estão na fila para fazer a restituição, corrigir seus dados ou incluir algum documento faltante pode ajudar a receber mais dinheiro, caso tenha direito a restituição.
Isso porque, aqueles que devem pagar o imposto e tem um documento de gasto que pode ser dedutível vão conseguir abater esse valor na dívida.
Os contribuintes que não enviarem os dados corrigidos e não corrigirem no prazo poderão passar por um processo de investigação.
Caso tenha dinheiro para receber, ele vai ficar parado até que seja comprovado o motivo do fornecimento dos dados incorretos, o que pode gerar multa.
Como fazer a declaração retificadora?
No Programa da Receita Federal
- O contribuinte deve abrir o programa da declaração e localizar no menu a opção Declaração e depois clicar em Retificar.
- As declarações enviadas são identificadas pelo nome do contribuinte, CPF e por Original ou Retificadora.
- Caso tenha enviado apenas uma declaração, selecione para retificar.
- Porém, se já tiver realizado uma ou mais declarações retificadoras deve corrigir novamente.
- Assim será criada de forma automática uma cópia da declaração enviada com erro na aba “Em preenchimento”.
- Abra a declaração, corrija os erros e antes de enviar clique na opção “Verificar pendências”, localizado no menu “Fichas da declaração”.
- Essas opções ficam do lado esquerdo da tela, para verificar que não cometeu algum erro de preenchimento que prejudique o envio da nova declaração. Ao finalizar as alterações e a verificação de pendências, clique no botão “Entregar declaração”, localizado dentro do menu “Declaração”, do lado esquerdo.
Retificar no site da Receita
- O contribuinte deve acessar o sistema de atendimento digital da Receita Federal, o e-CAC. Para fazer a retificação é necessário o código de acesso e senha.
- Se o usuário ainda não tiver,basta seguir as instruções que são dadas no próprio site.
- Na tela principal busque por “Meu Imposto de Renda”, que fica do lado esquerdo da tela.
- Clique em “Extrato de processamento”, selecione o ano da declaração que deseja corrigir e clique em “Declaração on-line”.
- Será aberta uma versão mais simples dessa declaração, faça a correção dos dados, verifique e clique em “Finalizar Declaração”.