O Banco Central atualizou sua projeção para o tombo da economia do Brasil em 2020 e agora estima uma queda de 4,4% no PIB (Produto Interno Bruto). A previsão consta no relatório de inflação divulgado hoje, 17.
A projeção anterior que foi divulgada no mês de setembro previa uma queda ainda mais acentuada no nível de atividade deste ano, da ordem de 5%.
O PIB representa a soma de todos os bens e serviços feitos no país, sem distinguir a nacionalidade de quem os produz e é utilizado para acompanhar o comportamento da economia do Brasil.
Segundo o BC, a recuperação da economia no mundo permanece dependente do avanço do coronavírus e que a “ressurgência da pandemia em algumas das principais economias tem revertido os ganhos na mobilidade e deverá afetar a atividade econômica no curto prazo, após a recuperação parcial ocorrida ao longo do terceiro trimestre”.
“No entanto, os resultados promissores nos testes das vacinas tendem a trazer melhora da confiança e normalização da atividade no médio prazo”, acrescentou o Banco Central.
O Banco do Brasil considerou que as dúvidas sobre como será o crescimento da economia permanece acima do normal, principalmente no final deste ano, concomitantemente ao esperado arrefecimento dos efeitos dos auxílios emergenciais.
Previsões do PIB para o próximo ano
O BC também baixou sua projeção para o crescimento da economia do país em 2021, de 3,9% para 3,8%. O banco informou que essa estimativa depende da desaceleração gradual da crise causada pelo coronavírus, à manutenção do ajuste nas contas públicas e o prosseguimento das reformas.
As atualizações para o PIB foram feitas durante a pandemia do coronavírus que paralisou por um período a economia do Brasil e causou uma recessão no país.
Porém, nos últimos meses, os indicadores indicam uma retomada da produção e das vendas e, os números oficiais mostram a saída da recessão.
- No último mês, o governo brasileiro baixou de 4,7% para 4,5% sua previsão para a queda do PIB em 2020
- Para o mercado financeiro, a economia sofrerá uma contração de 4,41% neste ano e um crescimento de 3,50% no ano que vem
- O Banco Mundial estima uma queda de 5,4% no PIB brasileiro e o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê um tombo de 5,8% em 2020.
- Em 2019, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB cresceu 1,1%. Foi o pior desempenho em três anos.