Ibovespa volta a SUBIR chegando a 110 mil pontos após animação no exterior

O mais importante índice da B3, bolsa de valores brasileira, operou em alta nesta segunda-feira, 30 e superou novamente o patamar de 111 mil pontos, seguindo o otimismo dos mercados mundiais. Às 14h,37, o Ibovespa subia 1,99% a 111.058 pontos.

Bovespa volta a SUBIR chegando a 110 mil pontos após animação no exterior
Bovespa volta a SUBIR chegando a 110 mil pontos após animação no exterior (Imagem Google)

O dólar, porém, operou em baixa em foi negociado a R$5,30. O último dia mês de novembro terminou com queda de 1,52%, a 108.893 pontos da Bolsa.

Mas considerando o mês, a Bolsa registrou alta de 15,9% e teve seu melhor novembro desde 1999, quando registrou uma valorização de 17,7%.

Este também foi o melhor resultado mensal desde o mês de março de 2016, ocasião em que a bolsa subiu 16,97%. No acumulado de 2020, o Ibovespa teve queda de 5,84%.

Brasil e exterior

Fora do Brasil, os mercados tiveram reação positiva aos dados esperançosos divulgados pela indústria chinesa a respeito das vacinas contra o coronavírus que podem chegar antes do fim de 2020 e renovam as chances de uma recuperação mais rápida da crise causada pela doença.

Uma pesquisa empresarial revelou que a atividade do setor industrial da China subiu atingindo seu ritmo mais acelerado em uma década no mês de novembro.

Nos Estados Unidos, os gastos com construção cresceram mais do que o aguardado em outubro, em decorrência dos ganhos sólidos no investimento tanto em projetos particulares quanto públicos.

Segundo o Departamento do Comércio, os gastos com construção subiram 1,3% em outubro. Economistas procurados pela Reuters estimavam alta de 0,8% dos gastos com construção no mês de outubro. Quando comparado com o mesmo mês de 2019, é visto um aumento de 3,7%.

Já no Brasil, a ICE (Índice de Confiança Empresarial) da Fundação Getulio Vargas retrocedeu em novembro pelo segundo mês consecutivo.

O IBGE revelou que o Brasil fechou outubro com um total de 13,8 milhões de desempregados, quase 3,6 milhões a mais que o registrado no mês de maio. Isto fez com que a taxa de desemprego batesse uma nova máxima e meio a pandemia, 14,1%.

O país segue preocupado com uma possível segunda onda da Covid-19 e uma diminuição no ritmo de recuperação da economia. As discussões em torno do Orçamento 2021e de medidas de ajuste fiscal para manter as contas públicas estáveis continuam.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.