A Receita Federal abriu hoje (23), as consultas ao lote residual do Imposto de Renda de novembro de 2020. Este novo lote residual vai pagar R$399 milhões a cerca de 198 mil contribuintes. O dinheiro das restituições estará disponível a partir do dia 30.
Para consultar se o nome está incluso neste lote residual, o contribuinte deverá acessar o site da Receita através da internet ou ligar para o telefone 146.
Pela internet é possível consultar também se existem inconsistências na declaração e corrigi-las através do portal e-CAC, indo no menu Meu Imposto de Renda.
Caso o contribuinte tenha a restituição liberada mas não receber o valor, ele deve ligar para a Central de atendimento no número 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial destinado para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Consultas ao IR
- Quando consultar se está incluído neste lote, o contribuinte saberá se:
- foi contemplado e que vai ter os valores liberados na semana que vem
- ou que sua declaração está na “fila de restituição”, que significa que está tudo certo e que a liberação acontecerá nos próximos meses
- ou que está “em processamento”, ou na “fila de espera” do órgão. Nestes casos pode ser que tenha ocorrido alguma inconsistência de informações, e o contribuinte pode revisá-la para ter certeza, mas isso é uma possibilidade.
Porque não recebi a restituição do IRPF?
Para saber o porquê não recebeu a sua restituição, é necessário acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) através de um código de acesso que pode ser conseguido pelo próprio site da Receita Federal.
Após isso, vá na aba “Declarações e Demonstrativos” e em seguida “Extrato do Processamento da DIRPF”.
Selecione o ano em questão e clique na opção “Extrato” que fica na aba “Serviços”. Você verá uma seção chamada “Pendências”, que terá um link para acesso onde você vai saber o motivo pelo qual a sua restituição não foi entregue.
Para solucionar as pendências, será preciso enviar uma declaração retificadora. Importante dizer que é preciso ter em mãos o número do recibo da declaração original para fazer este procedimento.
Se estiver tudo certo com a declaração e mesmo assim não receber a restituição, é possível comparecer até uma unidade da Receita Federal e mostrar todos os documentos e comprovantes do que foi declarado.