CNH social deverá ser liberada exclusivamente para mulheres. Na última semana, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) divulgou um acordo de cooperação técnica com a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) para a elaboração de uma ação social. As mulheres contratadas pelo grupo Neoenergia terão acesso a carteira de habilitação gratuita.
Visando incentivar a contratação de mulheres no mercado de energia e permitir que as mesmas ocupem cargos maiores, a Coelba estará em parceria com o Detran gerenciando uma espécie de CNH Social feminista.
A ideia é permitir que 54 funcionárias tenham acesso a carteira de habilitação nem precisar custear as taxas.
Todas as participantes são alunas da Escola de Eletricistas da Coelba e terão direito de participar das atividades. Para elas, serão fornecidas aulas teóricas e práticas de obtenção da CNH.
Realização dos exames físicos e psicológicos e as taxas de serviço normalmente cobradas pelo Detran também estão suspensas.
“É gratificante participar desse projeto de inclusão da Coelba, que o Governo do Estado abraçou. A nossa autarquia entra com a sua contribuição social, junto com o Sindauto, para qualificar ainda mais essas mulheres, que em breve estarão aptas a dirigir e trabalhar como eletricistas”, declarou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.
Iniciativa visa ampliar a atuação de mulheres no mercado
De acordo com a Coelba, a ideia de criar a parceria com o Detran se deu mediante o número de mulheres em seu quadro de funcionárias.
Parte significativa das servidoras não podiam subir de cargo tendo em vista a necessidade de obtenção da CNH.
Com o programa, a empresa espera criar uma espécie de política de incentivo para que elas possam ser habilitadas e assim equilibrar o número de prestadores entre o público masculino e feminino.
As inscrições das candidatas já estão sendo realizadas através de um procedimento interno administrado pela empresa. Espera-se que até o primeiro semestre de 2021 todas tenham realizado as atividades obrigatórias do Detran e estejam com a CNH em mãos.
É válido ressaltar que a ação vem sendo realizada exclusivamente pela Coelba. No caso da CNH Social tradicional é liberada a participação de ambos os gêneros.