Detran-RJ aumenta o período para o licenciamento de todos os veículos; veja os detalhes

Os proprietários de veículos do estado do Rio de Janeiro que ainda não retiraram o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) 2020 terão o prazo prorrogado. O Detran-RJ anunciou que aumentou o calendário de licenciamento anual e o vencimento para os veículos de todas as placas até o dia 30 de novembro.

Departamento do estado do Rio aumenta o período para o licenciamento de todos os veículos
Departamento do estado do Rio aumenta o período para o licenciamento de todos os veículos (Imagem: Brett Jordan/Pexels)

Por conta da situação atual de pandemia, o departamento recomenda que as pessoas adquiram a versão digital. Dessa forma, poderá evitar aglomerações nas unidades. Para ter acesso à versão digital, basta criar pelo aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, do Denatran.

Vale lembrar que só será possível fazer o download do documento os proprietários que tiverem quitado os boletos de Guia de Recolhimento de Taxa (GRT) e o seguro obrigatório DPVAT.

Para conferir a situação atual do CRLV, basta acessar o link disponibilizado pelo departamento. Caso as taxas estejam quitadas, a versão parcial do documento deste ano aparecerá. Por outro lado, se aparecer somente as versões dos anos anteriores, significa que alguma taxa não foi paga.

Em caso de realização do procedimento pelo aplicativo Carteira Digital, este link disponibiliza um tutorial com as etapas necessárias. Primeiramente será preciso se registrar no gov.br, dentro do próprio aplicativo. Este cadastro pertence ao governo federal para documentação em geral.

Como conseguir o CRLV digital

Para pessoa física:

  1. Baixe o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito no smartphone;
  2. Faça o cadastro do usuário (selecione “Entrar com gov.br”; informe o CPF e clique em “Próxima”; crie uma conta, retorne ao aplicativo e clique em “Entra com gov.br”);
  3. Baixe o CRLV Digital (faça o login; selecione “Veículos”; informe o número do Renavam e o Número de segurança do CRV — antigo DUT, com 12 caracteres — e clique em “Incluir”).

O Detran ressalta que, se a pessoa já tenha sido usuária do antigo aplicativo CNH Digital, basta atualizar para ter o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito com a CNH disponibilizada de forma automática.

O número de segurança do Certificado de Registro do Veículo (CRV) está disponível somente neste documento. Ele pode ser encontrado na parte superior direita do documento.

Para pessoa jurídica:

Neste caso, o Certificado Digital ICP-Brasil (A1 ou A3) deverá ser emitido em nome da pessoa jurídica proprietária do veículo.

  1. Entre no Portal de Serviços do Denatran;
  2. Selecione “Entrar com gov.br” e clique em “Certificado digital”;
  3. Clique em “Meus Veículos” na tela inicial;
  4. Em seguida, serão exibidos os veículos registrados em nome da pessoa jurídica;
  5. Escolha o veículo desejado e baixe o CRLV nos formatos “pdf” ou “p7s” — que poderá ser impresso em folha A4.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.