O Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal, os dois maiores bancos públicos do país, irão encerrar o acordo que possuem de uso compartilhado das lotéricas e dos terminais de autoatendimento. Um comunicado feito pelo Banco do Brasil anuncia que a parceria irá acabar no dia 18 de novembro.
Motivo do encerramento da parceria
A Caixa tentou refazer o contrato e realizar o reajuste do valor cobrado pelas operações, porém o BB avaliou o aumento como elevado e decidiu que não iria ser proveitoso para a instituição bancária manter o acordo.
Na avaliação do Banco do Brasil, há mais benefícios em fazer uma ampliação da rede de correspondentes (Rede Mais BB) nos municípios dependentes do uso compartilhado dos equipamentos com a Caixa.
A relação do Pix com o acordo encerrado
O Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central, que irá passar a funcionar a partir do dia 16 de novembro, ajudou na decisão. A expectativa é que, a partir do primeiro semestre do próximo ano, qualquer estabelecimento comercial possa disponibilizar a opção de saque aos correntistas.
O acordo entre a Caixa e o Banco do Brasil permite a realização de saques em espécie e pagamento de boletos a partir das retiradas nas lotéricas, além de consulta aos saldos nas contas.
O convênio entre os bancos se iniciou em 2005. Segundo fontes ligadas à Caixa ouvidas pelo jornal O Globo, o intuito da instituição bancária ao fazer a renegociação do contrato com o BB era dar sustentabilidade à rede lotérica. Houve a proposta de um acordo a fim de garantir o equilíbrio econômico, mas o Banco do Brasil não aceitou.
A decisão é prejudicial aos clientes de ambos os bancos?
O acordo encerrado permite que seja realizado saques em espécie e pagamento de boletos a partir das retiradas nas lotéricas, além de fazer consultas aos saldos das contas. Desta forma, o BB remunerava a Caixa pelas operações e vice-versa. Isso torna o fim da parceria prejudicial aos clientes dos dois bancos.
Segundo fontes ligadas à Caixa, o objetivo do banco ao renegociar o contrato com o Banco do Brasil era dar sustentabilidade à rede lotérica.