Motoristas de São Paulo passam a contar com novos serviços virtuais. Nessa semana, o Detran SP informou que agora é possível adicionar a opção de adição ou mudança de categoria da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O procedimento vem sendo feito pela internet e exige uma série de normas que levam em consideração as leis de trânsito nacionais. Abaixo, saiba os detalhes.
Se você está com uma categoria em sua CNH e deseja altera-la ou adicionar alguma outra fique atento. Agora é possível fazer isso pela plataforma digital do Poupatempo , ou pelo aplicativo Poupatempo Digital.
O novo serviço foi autorizado pelo Detran SP e tem validade imediata, após a conclusão das etapas abaixo.
Como solicitar a transição
Para ter acesso as novas modalidades, basta se conectar nas páginas informadas acima e solicitar a mudança.
Entretanto, só poderá ser liberada a adição dos motoristas que tenham no mínimo 21 anos (para as categorias D e E), apresentem o documento da CNH em situação regular, não pode ainda ter cometido nenhuma infração grave, gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses.
Estando dentro dessas regras, o condutor ainda é chamado para realizar um exame toxicológico. Depois ele deverá passar por uma avaliação de aptidão física e mental. No caso dos motoristas de ônibus e demais atividades trabalhistas é preciso fazer ainda uma avaliação psicológica.
Depois de ser finalizadas todas as etapas acima, será preciso ainda que o solicitante se matricule em um Centro de Formação de Condutores (CFC) que ofereça o curso prático para o veículo registrado e por fim fará o exame prático.
Demais serviços feitos pela internet
Além de adicionar uma nova modalidade a CNH, a página digital permite também que os motoristas façam a inclusão do aviso EAR (Exerce Atividade Remunerada) na CNH. Nesse caso, o titular deverá passar por um exame médico e psicológico com um profissional registrado pelo Detran.
Por fim, o Detran.SP está permitindo ainda que os motoristas solicitem alterações de dados da CNH como o endereço (desde que seja dentro do mesmo município) e alteração do nome do pai e RG.