CNH, multas e NOVOS prazos: Detran-RJ explica o que mudou na pandemia

Com a crise causada pela pandemia do novo coronavírus, o Detran-RJ optou por realizar uma operação diferente da normal para evitar aglomerações e para que os serviços sejam realizados de forma mais rápida. 

CNH, multas e NOVOS prazos: Detran-RJ explica o que mudou na pandemia
CNH, multas e NOVOS prazos: Detran-RJ explica o que mudou na pandemia (Foto: Google)

Uma das mudanças feitas se refere a extensão de prazos, a suspensão dos processos de multas e a opção de resolver alguns procedimentos via internet. 

As carteiras de habilitação que venceram depois do dia 19 de fevereiro não precisam mais ser renovadas. E os carros de 0 km, cujo a nota fiscal foi emitida no mesmo período, podem circular sem placa.

De acordo com o presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder, não é preciso que haja correria nos postos e aglomerações.

“O tempo é de retomada, mas ainda estamos numa pandemia. Por isso, é importante acessar o site do Detran e se informar dos prazos que foram suspensos ou adiados. Não há motivo para correria aos postos nesse momento”,disse.

CNH

O Detran está realizando agendamento para a renovação de CNH que tiveram vencimento antes do dia 19 de fevereiro. Os documentos que venceram depois dessa data continuam válidos.

Apenas algumas situações são especiais, como roubo ou furto, atividade remunerada, viagens, entre outras. Os usuários que puderem comprovar que estão dentro desses casos, podem solicitar o agendamento do serviço pela ouvidoria do Detran.

2ª via da CNH

Este serviço só está disponível na unidade sede e 3 unidades do Rio Poupa Tempo de Bangu, São João de Meriti e Duque de Caxias, mediante agendamento prévio. A marcação dos serviços pode ser feita pelo site ou pelo telatendimento.

Multas

O Detran informou que enquanto durar a pandemia, os prazos para apresentar de defesa de autuações, recurso de multas defesa processual e recurso de suspensão de cassação da habilitação estão suspensos.

A realização da identificação do motorista infrator também foi suspensa, caso o condutor tenha cometido qualquer infração, o processo não vai acontecer neste período.

Licenciamento Anual

Não é necessário ir até um posto do Detran para fazer o licenciamento. Ao invés disso, a emissão do CRLV digital, que substitui completamente o documento pode ser feita em até cinco dispositivos diferentes e depois da validação no aplicativo pode ser impresso em um papel A4 normal. Dessa forma, o agente de trânsito conseguirá checar a validade do documento pelo QR Code.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!