O vestibular da Fuvest de 2021 já está com datas marcadas, e para prevenir a propagação do coronavírus, a organização do exame divulgou uma lista de diretrizes que serão adotadas para a aplicação mais segura da prova. As normas seguem as determinações sanitárias e legais vigentes para proteção dos candidatos inscritos.
Ao todo são 16 diretrizes que incluem regras como: disponibilização de álcool gel 70%; exigência do uso de máscaras; distanciamento social com manutenção de distância segura de 1,5 m.
Os locais de prova terão de ter ocupação máxima de 50% do limite de pessoas. As portas e janelas deverão ficar abertas. Demarcações vão limitar a área de fluxo de pessoas dentro dos prédios de aplicação dos exames.
Os colaboradores que irão trabalhar no dia da aplicação do exame receberão equipamentos como máscaras e protetores faciais.
“Nossos principais pilares são a preservação da saúde e a segurança de nossos candidatos e colaboradores. Nossos esforços estão voltados para minimizar os riscos e dar tranquilidade a todos nesse processo”, contou a diretora-executiva da Fuvest, Belmira Amélia de Barros Oliveira Bueno, em entrevista ao Jornal da USP.
Diretrizes do Fuvest 2021
- Distanciamento social, com manutenção de distância segura de 1,5m entre os candidatos, entre os colaboradores e entre candidatos e colaboradores a todo o tempo. Exceto nas situações em que será necessária a proximidade entre colaboradores e candidatos (revista pessoal, identificação facial durante o exame).
- Demarcação de área de fluxo de pessoas de modo a se evitar aglomerações dentro do prédio de aplicação das provas.
- Ampliação do horário de abertura dos portões de acesso ao interior dos prédios. Tudo isso visando diminuir a aglomeração de candidatos do lado externo.
- Redução da circulação de pessoas no prédio com a redistribuição dos candidatos em um número maior de locais de prova, garantindo que a ocupação predial não ultrapasse 50% do limite de pessoas em ocupação máxima.
- Exigência do uso de máscaras em todos os ambientes de aplicação de prova, por colaboradores e candidatos a todo tempo, exceto durante a alimentação, que será normatizada por tempo e pela quantidade máxima de pessoas que podem se alimentar simultaneamente (escalonamento) e durante o reconhecimento facial feito pela FUVEST.
- Oferta de alimentos de baixa manipulação aos colaboradores, bem como recomendação similar aos candidatos.
- Fornecimento de equipamento de proteção individual (EPIs) aos colaboradores da FUVEST: máscara cirúrgica, protetores faciais e luva (durante contato com a prova) para minimizar o risco de transmissão do 7 SARS-CoV-2.
- Disponibilização de álcool gel 70% em todos os ambientes para a adequada higiene das mãos de colaboradores e candidatos, conforme recomendações do Ministério da Saúde.
Parte II
- Disponibilização de álcool liquido 70% e/ou hipoclorito de sódio 1PPM para limpeza e desinfecção de superfícies antes, durante e após a aplicação das provas, de acordo com a Nota Técnica 22/2020 da Anvisa.
- Adequado descarte do lixo conforme o disposto no Comunicado.
- Permanência de portas e janelas abertas. Com desligamento de aparelhos de ar condicionado, propiciando ventilação natural das salas em que as provas serão aplicadas.
- Estabelecimento de regras para o melhor uso de elevadores: reduzir a lotação máxima, manter o distanciamento mínimo necessário e orientar os funcionários e clientes a não conversarem dentro dos elevadores.
- Comunicação clara e efetiva com colaboradores, candidatos, escolas e cursinhos e sociedade em geral: produção de materiais de comunicação 13com explicações de fácil entendimento sobre a prevenção da COVID-19.
- Estabelecimento de uma equipe técnica para consultoria em saúde antes, durante e após o exame, para melhor planejamento dos protocolos de prevenção e saneamento de dúvidas durante a aplicação das provas.
- Monitorização das condições de saúde dos colaboradores da FUVEST. Assim evitando que pessoas potencialmente contaminadas sejam vetores na 15 instituição ou durante a aplicação das provas;
- Envio do material de suporte e de provas em embalagens higienizadas e com o mínimo de manipulação humana possível. Para assim reforçar a segurança do exame e evitar contaminação do material a ser utilizado na aplicação.
Datas da prova
A prova da primeira fase será realizada no dia 10 de janeiro. Já as provas da segunda fase ocorrerão nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2021.