Unesp, Fuvest e Unicamp têm vestibular 2021 alterado! Saiba como isso afeta VOCÊ

Vestibulandos devem ficar atentos as mudanças nas provas avaliativas de 2021. Com a pandemia do novo coronavírus, as principais instituições de ensino de São Paulo precisaram modificar não só os calendários, mas também o modelo dos exames. A grande maioria terá as questões aplicadas em um modelo reduzido, exigindo do aluno uma maior concentração e calma. 

Unesp, Fuvest e Unicamp têm vestibular 2021 alterado! Saiba como isso afeta VOCÊ (Imagem: Divulgação)
Unesp, Fuvest e Unicamp têm vestibular 2021 alterado! Saiba como isso afeta VOCÊ (Imagem: Divulgação)

Um dos efeitos do covid-19 tem sido sentido pelos estudantes que irão tentar uma vaga no vestibular 2021. Em São Paulo, as universidades adiaram os cronogramas de provas para os meses de janeiro e fevereiro do próximo ano.

Além disso, precisaram mudar o tempo e modelo do exame para poderem se adequar as normas sanitárias impostas pela pandemia.  

Desse modo, com tamanhas alterações, psicólogas e demais especialistas alertam os alunos para que estes se preparam para esse novo formato. Uma das dicas mais importantes é o foco em questões e conteúdos mais específicos tendo em vista a inviabilização do exame em sua versão extensa.   

“A partir disso, é necessário estabelecer e manter uma rotina de estudos com foco nos assuntos de maior incidência. A prática de redações semanais também é estratégico, dado o peso dessa matéria em todos os vestibulares”, aconselha Daniel Perry, diretor do Curso Anglo. 

Redução da prova na Unicamp 

Quem for fazer as provas do vestibular Unicamp, marcadas para 6 e 7 de janeiro, contará com esse novo modelo compacto. No primeiro dia, os alunos terão que resolver questões das áreas de Ciências Humanas e Artes e de Exatas e Tecnológicas.

Já no segundo dia, os exames serão para quem é de Ciências Biológicas e Saúde. A avaliação deixará de contar com 90 questões e passará a ter 72 objetivas com um prazo de resolução de quatro horas.  

Vestibular Unesp cancela redação 

Na Unesp, o vestibular ocorrerá nos dias 30 e 31 de janeiro e não contará com uma prova dissertativa. No primeiro dia, os candidatos da área de biológicas deverão fazer o exame. No segundo dia será a vez dos estudantes de humanas e exatas.  

Na segunda fase o modelo de prova contará com 60 questões objetivas sobre conhecimentos específicos e uma redação. Tudo isso deverá ser feito apenas em um dia, 28 de fevereiro.  

 “Como dificilmente o vestibulando se prepara para apenas um exame, e outras provas, como Fuvest e Unicamp continuarão tendo uma fase discursiva, é importante que o candidato permaneça praticando a resolução perguntas abertas”, explicou o diretor da instituição. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.