A Netflix registrou no terceiro trimestre deste ano, um lucro de US$ 790 milhões, totalizando um crescimento de 18,7% na comparação anual. A receita cresceu 22,7% de julho a setembro deste ano, para US$ 6,43 bilhões. A empresa de streaming de vídeo encerrou o período com 195,1 milhões de assinantes, apontando um crescimento de 23,3% no ano.
Em comparação com o segundo trimestre de 2020, o crescimento foi de apenas 1,1% de assinantes. Segundo a Netflix, essa ‘desaceleração’ já era esperada, visto que o crescimento acima da média de novos assinantes ocorreu no auge da pandemia, quando as pessoas estavam sem poder sair de casa.
“Nos primeiros nove meses de 2020, adicionamos 28,1 milhões de membros pagos, o que ultrapassa os 27,8 milhões que adicionamos em todo o ano de 2019. Nestes tempos desafiadores, estamos nos dedicando a servir nossos membros”, destaca a empresa de streaming no comunicado.
Os 2,2 milhões de novos assinantes ficaram abaixo da projeção para o terceiro trimestre da companhia, que apontava 2,5 milhões. Já para o quarto trimestre, a Netflix espera chegar aos 201,1 milhões de assinantes.
Os Estados Unidos e Canadá são hoje o principal mercado da Netflix e adicionaram no terceiro trimestre, 177 mil novos assinantes, menor número entre as quatro subregiões no qual a companhia opera. O destaque ficou para a região Ásia-Pacífico, que conquistou 1,01 milhões de assinantes líquidos. A América Latina acrescentou 256 mil novos assinantes.
Já na bolsa de valores, as ações da Netflix registraram queda de 5,31% para US$ 497,51, após a divulgação dos resultados do terceiro trimestre.
Concorrência
Com a pandemia e as medidas de restrições impostas pelos governo de todo o mundo, a Netflix registrou altos níveis de novos espectadores, até porque as pessoas buscavam se entreter em casa com filmes e séries. Mesmo em alta, a companhia continua a enfrentar uma concorrência crescente no mercado de streaming como a Apple, a Walt Disney (Disney+) e a Amazon (Prime Vídeo).
“Para o nosso projeto de 2021, continuamos esperando que o número de originais da Netflix lançados em nosso serviço suba ano a ano em cada trimestre de 2021 e estamos confiantes de que teremos uma variedade incrível de programação para nossos membros , particularmente em relação a outras opções de serviços de entretenimento ”, destacaram os executivos.