Os Correios aguardam o julgamento da ação de dissídio coletivo que está marcado para o dia 21, na próxima segunda-feira. A empresa está com paralisação parcial dos funcionários desde 17 de agosto. Mesmo com a paralisação, foram entregues mais de 187 milhões cartas e encomendas em todo o país nas últimas quatro semanas.
De acordo com a nota divulgada da estatal sobre a situação, em julho desse ano, os Correios haviam tentado realizar propostas de manutenção dos termos do Acordo coletivo de Trabalho 2020/2021. A intenção seria de adequar os benefícios de acordo com a realidade do país e da empresa.
Era prevista uma economia anual de R$ 800 milhões com a redução de privilégios. Os Correios possuem um prejuízo acumulado de R$ 2,4 bilhões. Sendo assim, o valor seria suficiente para sanar as dívidas em três anos.
Posicionamento dos Correios
A empresa alega que as exigências impostas pelos sindicatos para a manutenção de termos no dissídio anterior podem colocá-la em risco. As consequências seriam acumular prejuízos ou até mesmo contribuir para a falência.
A mesma nota afirma que os reajustes salariais aos funcionários foram maiores que o de um trabalhador médio. O salário mínimo aumentou em 104% nesse período, enquanto o valor recebido por um carteiro, por exemplo, aumentou 117%.
“A empresa aguarda o retorno dos trabalhadores que aderiram ao movimento paredista antes do julgamento do dissídio coletivo […]: cientes da sua responsabilidade para com a sociedade, eles são indispensáveis para a prestação de serviços essenciais à população em um momento tão delicado para o país e o mundo”, conclui.
Motivação dos funcionários
Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect), os motivos da paralisação dos funcionários foi foram causa da manutenção dos benefícios trabalhistas, da proposta de privatização da empresa e pela insatisfação com o salário recebido.
Mais informações
A rede de atendimento segue aberta para mais informações, inclusive o atendimento do SEDEX e PAC. Porém, ainda continuam suspensas temporariamente as postagens com hora marcada.
Os clientes também podem entrar em contato com os Correios pelos números 3003 0100 e 0800 725 0100 ou pelo site http://www.correios.com.br/fale-com-os-correios.