INSS envia carta por Correios para notificar falta de documentos nos pedidos

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai começar a contatar os segurados que tiveram seus benefícios revistos. Eles serão informados através de cartas que serão enviadas pelos Correios e também pelo aplicativo da estatal.

INSS envia carta por Correios para notificar falta de documentos para pedidos
INSS envia carta por Correios para notificar falta de documentos para pedidos (Imagem Google)

Cerca de 1,7 milhão de segurados em todo o Brasil receberão a notificação através de carta chamada de cumprimento de exigência.

Ao receber a carta, o segurado terá 60 dias para providenciar e enviar a documentação pedida. O envio através do aplicativo ou site Meu INSS é o mais recomendado.

É importante que o segurado cumpra a exigência e envie os documentos solicitados através do aplicativo, site ou através de um agendamento, pois caso isso não seja feito, o benefício pode ser bloqueado ou suspenso.

Carta digital

Para a distribuição das cartas impressas, o INSS realizou uma parceria com os Correios e também para a carta digital através do aplicativo da estatal, na função “Entrega Digital”.

Serão1,7 milhões de correspondências remetidas aos endereços dos segurados que precisem atualizar ou complementar alguma documentação para o INSS.

Estas pessoas terão acesso a correspondência no aplicativo dos Correios, na sessão “Minhas Mensagens”. A alternativa vai permitir conferir as correspondências mesmo que a versão física não consiga ser entregue.

Leonardo Rolim, o presidente do INSS acredita que a iniciativa vai possibilitar uma resposta mais rápida ao segurado, ajudando a combater possíveis fraudes e pagamentos indevidos.

Acessando a carta virtual

Para começar é preciso baixar o aplicativo Correios em seu celular ou tablet e fazer um cadastro utilizando o CPF. A tela principal apresenta serviços como “Rastreamento de Objetos” e “Busca Agência”.

Em “Minhas Mensagens”, o usuário acessa a sua caixa pessoal de correspondências, onde poderá conferir se recebeu alguma notificação do INSS para entrega de documentação.

Essa função já está disponível no aplicativo Correios em dispositivos Android e, nas próximas semanas, também em sistema iOS. Em caso de dúvidas, a Previdência possuí o telefone 135.

Como acessar o Meu INSS?

O Meu INSS pode ser acessado através do computador e também pelo aplicativo para celular. O portal agiliza o tempo de quem precisa fazer agendamentos, solicitar benefícios, serviços e realizar consultas.

O aplicativo está disponível para celulares e tablets com os sistemas operacionais iOS e Android.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.