As vagas remanescentes para ingressar nas instituições com bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni) foram abertas na terça-feira (15). A expectativa era de ansiedade por muitos candidatos que aguardavam o momento para ter a chance de ingressar na faculdade. A realidade, porém, foi oposta. Na manhã do primeiro dia de inscrição, o site do Prouni se quer carregou.
Entrar no portal era requisito obrigatório para se inscrever, uma vez que a primeira parte do processo é toda on-line e não presencial. Para garantir a bolsa, muitos alunos preferiram se antecipar e fazer o cadastro no primeiro dia, mas não conseguiram.
Como todo acontecimento do século 21, as reclamações por causa da falha no site chegaram nas redes sociais. Os problemas apontados pelos candidatos eram diferentes.
Enquanto alguns não conseguiam alterar a opção de curso, outros se queixavam por não constar o registro de sua participação no Enem – quesito também obrigatório na inscrição.
No Twitter, um dos candidatos publicou uma foto da tela em que aparece uma falha no sistema. Segundo o rapaz, que usa o nome de Pedro, ele teria perdido nove vagas no Programa por causa do erro.
Na mensagem, criticou a administração do Ministério da Educação. “O Prouni está na mão de péssimas pessoas! Deixo aqui minha indignação pela péssima administração!”, escreveu.
O ProUni está na mão de péssimas pessoas!
Eu perdi 9 vagas no ProUni 100% tudo por culpa de um erro deles….
Deixo aqui minha indignação pela péssima administração. @mribeiroMEC @MEC_Comunicacao @mec pic.twitter.com/Txquc00hgS— Pedrowow (@Pedrowow3) September 15, 2020
Outro perfil, que tem o nome de Paulo, também usou prints da tela do computador para fazer a queixa. Segundo ele, a página foi paralisada às 14h e voltou às 17h, mas não resolveu todos os problemas, como a opção da escolha do curso.
@MEC_Comunicacao Continua na mesma coisa ele tentaram consertar mas continua na mesma coisa.a página foi paralisada 14;00h hoje mas não resolveu.agora São 17:04 a página voltou a funcionar mas não resolve o problema na escolha do curso pic.twitter.com/rU2EpSKOrg pic.twitter.com/onCSjZArX3
— PAULO (@PAULO89792874) September 15, 2020