Nesta terça-feira (15), o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, informou que a Caixa Econômica Federal já concedeu empréstimo consignado para mais de 760 mil trabalhadores usando como garantia o saque aniversário do FGTS.
De acordo com ele, o volume garantiu um giro de R$2,2 bilhões na economia. “Estamos impulsionando o mercado de consignado com o FGTS. É uma maneira mais parada para o consumidor. Convido os outros bancos a fazerem o mesmo”, complementou.
Foi mantida pelos técnicos da equipe a previsão de queda do PIB deste ano em 4,7%, mas elevaram de 1,63% para 1,83% a estimativa da inflação oficial, que é medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), por conta da pressão dos alimentos e no atacado.
Quais as regras para conseguir o consignado do FGTS?
- O limite de crédito disponível não pode ultrapassar 30% do salário;
- Os juros do empréstimo podem chegar no máximo 3,5% ao mês;
- Ao contrário do consignado privado convencional, o empréstimo consignado com FGTS tem até 48 vezes para parcelamento da dívida;
- A taxa máxima para garantia usando o FGTS é de até 10% do saldo disponível, além da multa rescisória (40% do saldo do FGTS), no caso de demissão sem justa causa.
Quem pode pegar emprestado?
O empréstimo é realizado apenas para os trabalhadores com contrato CLT.
Como funciona?
O trabalhador oferece como garantia 3 anos de saque aniversário do seu FGTS. Esse valor vai ficar bloqueado pela Caixa, que é o banco que faz a gestão do dinheiro do FGTS.
Caso o cliente tenha dívida em atraso, a Caixa vai repassar o valor do FGTS para o banco que aprovou o empréstimo e não para o trabalhador.
Saque aniversário
O saque aniversário permite que o trabalhador faça a retirada anualmente de uma parte do dinheiro do fundo.
O valor a ser liberado custará cerca de R$686 milhões e será liberado entre os dias 1º e 10º de cada mês. Isso depende do dia escolhido pelo trabalhador.
Quando o trabalhador faz essa adesão, vai poder receber todo ano uma parcela do seu dinheiro, sempre no mês do seu aniversário.
Porém, se for demitido sem justa causa, ele perde o direito ao fundo de garantia na modalidade rescisão.
Depois que fizer a escolha por essa modalidade e quiser mudar de ideia, vai ter que esperar o período de 2 anos para poder voltar ao saque-rescisão.
O dinheiro do saque-aniversário fica disponível para saque até o último dia útil do segundo mês de nascimento.