Na última sexta-fera, 28, o Detran-RJ voltou a agendar os exames práticos de direção para os candidatos a motorista de todas as categorias. São ofertadas cerca de 15 mil vagas para o mês de setembro, em 16 áreas de exame do estado.
Desde o início deste mês, o Detran estava realizando as provas somente de quem sofreu adiamento em decorrência da pandemia e das medidas de isolamento.
O departamento diz que neste momento que grande parte deste grupo que teve a prova suspensa já a realizou, sendo possível abrir novos agendamentos.
No interior do estado do Rio de Janeiro, as provas podem ser feitas em Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio Bonito e Teresópolis.
“Além das provas práticas, já é possível realizar a prova teórica de legislação, abertura de processos de primeira habilitação e solicitações de adição e mudança de categoria. Sempre seguindo todas as medidas de segurança sanitária e ainda com um número limitado de vagas e locais para minimizar os riscos de contaminação dos funcionários e usuários”, disse o presidente do Detran.RJ, Marcello Braga Maia.
O agendamento para a realização das provas práticas e teóricas são feitos pelas autoescolas onde o aluno está matriculado.
Já o agendamento para abertura de processo de primeira habilitação, adição ou mudança de categoria devem ser feitos através da internet ou pelos telefones (21) 3460-4040 / 3460-4041 / 3460-4042.
Detran-RJ estende prazo para licenciar veículos no estado
O Detran-RJ estendeu o prazo para que os motoristas do Estado do Rio realizem o licenciamento anual de seus veículos.
Desta forma, os donos que ainda não emitiram o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) 2020 em dos postos de atendimento do órgão, ganham um tempo a mais para fazê-lo.
Confira como ficou o cronograma:
- Placas final de 0 a 2 – até 30 de setembro de 2020
- Placas final de 3 a 6 – até 31 de outubro de 2020
- Placas final de 7 a 9 – até 30 de novembro de 2020
Em decorrência das dificuldades de agendar um atendimento nos postos após a volta gradual dos serviços do Detran, o órgão está recomendando que os proprietários optem pela emissão do documento digital que é feito via aplicativo. Com isso as aglomerações também serão evitadas.
Para ter acesso ao documento digital, é só baixar o app Carteira Nacional de Trânsito, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que funciona em aparelhos móveis com sistema Android ou iOS. O documento virtual tem validade em todo o território nacional da mesma forma que o impresso.