Detran-RJ libera exames práticos para habilitação na região serrana do estado

Na última sexta-fera, 28, o Detran-RJ voltou a agendar os exames práticos de direção para os candidatos a motorista de todas as categorias. São ofertadas cerca de 15 mil vagas para o mês de setembro, em 16 áreas de exame do estado.

Detran-RJ libera exames práticos para habilitação na região serrana do estado
Detran-RJ libera exames práticos para habilitação na região serrana do estado (Imagem Google)

Desde o início deste mês, o Detran estava realizando as provas somente de quem sofreu adiamento em decorrência da pandemia e das medidas de isolamento.

O departamento diz que neste momento que grande parte deste grupo que teve a prova suspensa já a realizou, sendo possível abrir novos agendamentos.

No interior do estado do Rio de Janeiro, as provas podem ser feitas em Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio Bonito e Teresópolis.

“Além das provas práticas, já é possível realizar a prova teórica de legislação, abertura de processos de primeira habilitação e solicitações de adição e mudança de categoria. Sempre seguindo todas as medidas de segurança sanitária e ainda com um número limitado de vagas e locais para minimizar os riscos de contaminação dos funcionários e usuários”, disse o presidente do Detran.RJ, Marcello Braga Maia.

O agendamento para a realização das provas práticas e teóricas são feitos pelas autoescolas onde o aluno está matriculado.

Já o agendamento para abertura de processo de primeira habilitação, adição ou mudança de categoria devem ser feitos através da internet ou pelos telefones (21) 3460-4040 / 3460-4041 / 3460-4042.

Detran-RJ estende prazo para licenciar veículos no estado

O Detran-RJ estendeu o prazo para que os motoristas do Estado do Rio realizem o licenciamento anual de seus veículos.

Desta forma, os donos que ainda não emitiram o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) 2020 em dos postos de atendimento do órgão, ganham um tempo a mais para fazê-lo.

Confira como ficou o cronograma:

  • Placas final de 0 a 2 – até 30 de setembro de 2020
  • Placas final de 3 a 6 – até 31 de outubro de 2020
  • Placas final de 7 a 9 – até 30 de novembro de 2020

Em decorrência das dificuldades de agendar um atendimento nos postos após a volta gradual dos serviços do Detran, o órgão está recomendando que os proprietários optem pela emissão do documento digital que é feito via aplicativo. Com isso as aglomerações também serão evitadas.

Para ter acesso ao documento digital, é só baixar o app Carteira Nacional de Trânsito, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que funciona em aparelhos móveis com sistema Android ou iOS. O documento virtual tem validade em todo o território nacional da mesma forma que o impresso.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.