A Kavak, uma startup mexicana que atua no segmento de venda de carros usados, realizou sua primeira expansão na América Latina através da compra da empresa Checkars. O valor da compra foi de 10 milhões de dólares.
O cofundador e presidente global da Kavak, Carlos Garcia Ottati, disse que expansão de sua empresa para a Argentina é pelo fato do país ser o terceiro maior no mercado de veículos da América Latina e também pela familiaridade do país com vendas pela internet, já que lá surgiram o Mercado Livre e o decolar.com.
Com essa entrada no mercado argentino, a empresa quer deixar mais seguro todo o procedimento de compras de veículos pela internet.
“Comprar carros usados é muito complicado devido a fraudes, um problema que tem se acentuado na América Latina. A compra de um carro, que, muitas vezes, é o maior investimento da vida de uma pessoa, precisa contar com todas as garantias necessárias para o consumidor”, disse Ottati.
A Kavak possui sedes físicas para conexão com os clientes e faz vendas de veículos seminovos através da internet logo depois de uma rigorosa avaliação de cerca de 240 pontos nos veículos. Segundo a empresa, somente um em cada três carros são considerados aptos no seu teste de qualidade.
A startup também trabalha com financiamento de veículos e disponibiliza uma garantia de três meses para todos os veículos vendidos através de sua plataforma digital. Criada no ano de 2016, a empresa já recebeu investimentos do fundo japonês SoftBank, em outubro do ano passado, e da Kaszek Ventures.
Mesmo com olhos voltados para a expansão na Argentina, a Kavak já começa a observar o mercado brasileiro.
“Analisamos o mercado brasileiro desde que começamos o negócio. Acreditamos que a nossa proposta irá se adequar muito bem ao consumidor brasileiro. Ainda não tomamos uma decisão de como e quando iremos ao Brasil. Mas, sem dúvidas, o país está entre as prioridades dos nossos próximos passos”, afirmou Carlos.
A Kavak pensa grande é tem o desejo de ser a maior empresa do mundo segmento de venda de carros, e veículos em geral.