PONTOS CHAVES
- Nova data de abertura do INSS é 14 de setembro
- Prova de vida segue suspensa
- Meu INSS segue sendo a principal ligação das pessoas com o Instituto
E mais uma vez, a reabertura das agências do INSS foi adiada. Agora a nova data estipulada é 14 de setembro e marca a quarta alteração na data de retomada dos atendimentos presenciais do instituto.
A primeira data de reabertura marcada foi 13 de julho que acabou passando para 3 de agosto. Logo após uma nova data foi estabelecida, 24 de agosto.
Por fim, na última sexta-feira (21), o dia 14 de setembro foi marcado para a reabertura. Resta aguardar para conferir se dessa vez as agências realmente reabrirão.
Diante disso, o atendimento remoto através dos canais eletrônicos continuam até 11 de setembro. Os atendimentos presenciais estão suspensos desde o mês de março quando a pandemia do coronavírus começou.
Ao reabrir, as agências terão funcionamento parcial de seis horas seguidas e com atendimento presencial restrito somente:
- Aos segurados e beneficiários que realizarem agendamento prévio através dos canais remotos (Meu INSS e Central 135);
- e a serviços que não possam ser feitos através dos canais de atendimento remotos, como a perícia médica, avaliação social, reabilitação profissional, justificação administrativa e cumprimento de exigências, por exemplo.
Em todo o Brasil são 1.525 agências da Previdência Social espalhadas. De acordo com o INSS, antes de reabrir, cada unidade vai realizar uma avaliação do perfil do quadro de servidores e contratados, a quantidade de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.
As unidades que não possuírem as condições necessárias para atender a população de forma segura vão seguir em regime de plantão reduzido e será disponibilizado um painel eletrônico que exibirá informações sobre o funcionamento das agências da Previdência Social, os serviços oferecidos e o horário de atendimento.
Prova de vida permanece suspensa
Até o final de setembro, a prova de vida que é exigida para o recadastro anual de aposentados e pensionistas segue suspensa, de acordo com instrução normativa do Ministério da Economia publicada no Diário Oficial.
Isto quer dizer que os pensionistas não são obrigados a comprovar sua vitalidade, e o pagamento permanece ocorrendo normalmente. Após o mês de setembro será preciso comprovar a vida, caso contrário, o salário é bloqueado.
Atendimento remoto
O INSS diz que os serviços que não podem ser realizados presencialmente estão disponíveis no aplicativo e site Meu INSS, e pelo telefone 135.
Em sua página na internet, o INSS possui um guia para auxiliar as pessoas que tem dificuldade de acessar o Meu INSS.
Como acessar o Meu INSS?
O Meu INSS pode ser acessado através do computador e também pelo aplicativo para celular. O portal agiliza o tempo de quem precisa fazer agendamentos, solicitar benefícios, serviços e realizar consultas.
O aplicativo está disponível para celulares e tablets com os sistemas operacionais iOS e Android.
É possível também ligar para o telefone 135, de segunda à sábado, de 7h às 22h (horário de Brasília).
O segurado pode consultar e acompanhar todas as suas informações de sua vida profissional, como por exemplo, dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.
Se cadastrando no site ou aplicativo
Para realizar o cadastro no Meu INSS, você vai precisar informar seu CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe.
Após isso será gerado um código de acesso provisório. Nesse momento você deve fazer login, com a senha provisória.
Logo em seguida, aparecerá mensagem informando que é necessário que você crie sua própria senha, que deve ser: alfanumérica, (Exemplo: soufeliz1).
Serviços disponíveis
Praticamente todos os serviços prestados pela Previdência Social estão disponíveis no aplicativo e site Meu INSS. Entre eles o usuário encontra:
- Aposentadorias Urbanas;
- Salário Maternidade;
- Extrato Previdenciário (CNIS);
- Calculadoras;
- Agendamentos/Requerimentos;
- Extrato de Pagamento de Benefício;
- Carta de Concessão de Benefício;
- Agendamento de perícia, entre outros.
Atendimento pelo Telefone 135
As pessoas que preferirem, podem contatar o INSS através do atendimento pelo telefone no número 135. Através do atendimento, é possível obter todas as informações que também são disponibilizadas no aplicativo.