Extrato de pagamento do INSS: Confira quais os meios para emitir o documento

O INSS agora dispõe do extrato de pagamento do INSS, com esse documento é possível comprovar a renda dos beneficiários e ter o detalhamento dos valores, assim como as datas de recebimento e o banco de pagamento do benefício.

Extrato de pagamento do INSS: Confira qual a importância do documento
Extrato de pagamento do INSS: Confira quais os meios para emitir o documento (Imagem: Reprodução/Google)

Ter acesso ao extrato de pagamento do INSS é direito de todo cidadão que recebe algum benefício do Instituto Nacional do Seguro Social.

Há três maneiras de solicitar o extrato: na unidade do INSS, caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil e pela internet, através do portal Meu INSS.

Extrato de pagamento do INSS pelo caixa eletrônico

É possível conferir o extrato por meio da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil

Quem é correntista de um desses bancos podem fazer a consulta do seu Histórico de Pagamento de Benefício em uma das unidades, acessando a sua conta no caixa eletrônico ou através do home banking sem precisar sair de casa.

Nessa última opção, o beneficiário precisa acessar o aplicativo do seu banco e clicar na opção “Previdência Social”, no caso do Banco do Brasil, ou “Extrato Previdenciário” para contas da Caixa.

Extrato de pagamento do INSS pelo portal Meu INSS

  • Acesse o Portal do Meu INSS;
  • Clique em “Cadastre-se”, caso seja o primeiro acesso e;
  • Faça o cadastro no Meu INSS ou;
  • Clique em “login”, caso já tenha usado o portal;
  • Digite a senha;
  • Ao entrar no portal do Meu INSS escolha a opção “Extrato de Pagamento de Benefício”.

Pronto, você já terá acesso ao documento, com todas as informações necessárias para comprovar a sua renda ou conferir o seu pagamento.

Emissão do documento em uma das unidades do INSS

Quem prefere ir até uma das unidades do Instituto Nacional do Seguro Social para emitir o extrato de pagamento do INSS deve fazer o agendamento do atendimento no portal do Meu INSS. Veja como fazer:

  • Acesse o Portal do Meu INSS;
  • Clique em “Novo requerimento”;
  • Selecione a opção “Agendamento de atendimento”;

Pronto, será apresentado o dia e hora para comparecer à unidade do INSS. Além disso, é informado os documentos necessários:

  • Procuração ou termo de representação legal;
  • Documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;
  • Documentos pessoais do interessado com foto.

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.