O INSS agora dispõe do extrato de pagamento do INSS, com esse documento é possível comprovar a renda dos beneficiários e ter o detalhamento dos valores, assim como as datas de recebimento e o banco de pagamento do benefício.
Ter acesso ao extrato de pagamento do INSS é direito de todo cidadão que recebe algum benefício do Instituto Nacional do Seguro Social.
Há três maneiras de solicitar o extrato: na unidade do INSS, caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil e pela internet, através do portal Meu INSS.
Extrato de pagamento do INSS pelo caixa eletrônico
É possível conferir o extrato por meio da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil
Quem é correntista de um desses bancos podem fazer a consulta do seu Histórico de Pagamento de Benefício em uma das unidades, acessando a sua conta no caixa eletrônico ou através do home banking sem precisar sair de casa.
Nessa última opção, o beneficiário precisa acessar o aplicativo do seu banco e clicar na opção “Previdência Social”, no caso do Banco do Brasil, ou “Extrato Previdenciário” para contas da Caixa.
Extrato de pagamento do INSS pelo portal Meu INSS
- Acesse o Portal do Meu INSS;
- Clique em “Cadastre-se”, caso seja o primeiro acesso e;
- Faça o cadastro no Meu INSS ou;
- Clique em “login”, caso já tenha usado o portal;
- Digite a senha;
- Ao entrar no portal do Meu INSS escolha a opção “Extrato de Pagamento de Benefício”.
Pronto, você já terá acesso ao documento, com todas as informações necessárias para comprovar a sua renda ou conferir o seu pagamento.
Emissão do documento em uma das unidades do INSS
Quem prefere ir até uma das unidades do Instituto Nacional do Seguro Social para emitir o extrato de pagamento do INSS deve fazer o agendamento do atendimento no portal do Meu INSS. Veja como fazer:
- Acesse o Portal do Meu INSS;
- Clique em “Novo requerimento”;
- Selecione a opção “Agendamento de atendimento”;
Pronto, será apresentado o dia e hora para comparecer à unidade do INSS. Além disso, é informado os documentos necessários:
- Procuração ou termo de representação legal;
- Documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;
- Documentos pessoais do interessado com foto.