Em comparação com 2019, as vendas do varejo para o dia dos pais encolheram 8,8% este ano em meio a pandemia do coronavírus, segundo informações da Cielo divulgadas nesta terça-feira (11). Mesmo com essa queda, os números são encarados como uma forma de recuperação.
Os dados da Cielo foram mensurados através do ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado), que usa modelos matemáticos e estatísticos para revelar o desempenho do setor e não considera somente as pessoas que utilizam os serviços da empresa.
“No começo do isolamento, por volta da terceira semana de março, o faturamento do varejo teve queda de cerca de 50%”, compara Pedro Lippi, o gerente de Inteligência da Cielo.
No Dia das Mães, que é comemorado no segundo domingo de maio, a queda registrada foi de 26%. Isto mostra que os resultados negativos do setor vem diminuindo com o tempo.
Vendas do Dia dos Pais pela internet
O faturamento das lojas físicas diminuiu 6,7% na semana do dia dos pais, em contrapartida as vendas pela internet cresceram 22,2% .
“Mostra que os varejistas estão tendo de achar alternativas para continuar vendendo”, afirma Pedro.
Nesta porcentagem de vendas pela internet, não são considerados os números do setor de turismo e transporte que foram um dos mais afetados pela crise. Se eles entrassem na conta, o comércio online sofreria uma queda de 34,2% quando comparado ao ano passado.
Entre os setores que costumam concentrar o maio número de presentes, o destaque foi do varejo alimentício especializado, setor que inclui as lojas de chocolates e vinhos, por exemplo. Mesmo em meio a pandemia, o setor registrou aumento de 0,9% em comparação com o ano passado.
Já os setores de cosméticos e higiene pessoal (-16,4%), óticas e joalherias (-16,7%) e vestuários e acessórios (-21%) atingiram quedas de dois dígitos.
Pedro destaca que os segmentos que são considerados fundamentais, em que podemos incluir os supermercados, vem conquistando um desempenho melhor que o do ano passado, comportamento que se repetiu no dia dos pais.
“Nesse contexto de crise, ter crescimento em relação ao ano passado já é bem destacável”, comemora Pedro.