Alunos da rede municipal de Manaus deverão retomar as atividades presenciais a partir de 10 de agosto. Nessa semana, o governo estadual informou que as aulas da rede pública voltarão a acontecer nas unidades de ensino. De acordo com o gestor, Wilson Lima, a decisão foi tomada em parceria com o as entidades de saúde e não colocará em risco a vida dos estudantes.
Para poder aplicar as ações de retomada, o governador explicou que os centros só atuarão com 50% da capacidade total de alunos. Além disso, haverá um distanciamento entre as cadeiras e parte deles assistirão as aulas por uma tela de TV e pelas redes sociais.
É válido ressaltar que, em Manaus, as aulas da rede pública estão suspensas desde o mês de março, quando começaram a surgir os primeiros casos do novo coronavírus.
O gestor reforçou ainda que, o plano de reabertura foi desenvolvido com a autorização da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e que adotará todos os cuidados necessários.
De acordo com o secretário estadual executivo de Educação, Luis Fabian, a decisão tem como objetivo concluir o ano letivo com 800 horas. Por isso, as atividades digitais serão amplificadas para suprir a ausência física.
Aulas de Manaus contarão com:
- Uso obrigatório de máscaras entre alunos, professores e demais colaboradores;
- Ações de conscientização das práticas higiênicas, como lavar as mãos corretamente;
- Distanciamento de 1,5 metro entre cada aluno e funcionário, dentro e fora da sala de aula;
- Procedimentos de higienização constante para evitar o vírus.
Retorno em sistema de rodízio
Para evitar que os alunos se aglomeres, as atividades estudantis voltarão a ocorrer em divisão de blocos, sendo eles A e B. Isso resultará em uma divisão semanal onde os estudantes estarão presentes nos centros de ensino. Veja a escala:
- Às segundas e quartas-feiras, o bloco A assiste às aulas presenciais;
- Às terças e quintas-feiras, o bloco B assiste às aulas presenciais;
- Nas sextas-feiras as escolas ficam disponíveis apenas para professores, de modo que façam o planejamento dos conteúdos.
Quando estiverem em casa, os estudantes deverão continuar exercendo suas atividades por meio do acesso remoto que oferecerá listas de exercícios e vídeo aulas mediante a uma programação especializada.